Em Paragominas, tucana comanda Câmara e dá exemplo

A Câmara Municipal de Paragominas (Pará) é comandada exclusivamente por mulheres – são quatro no total. Um exemplo que deve ser seguido. À frente da Mesa Diretora está a vereadora tucana Denise Gabriel (PSDB). Das 13 cadeiras da Casa, cinco estão ocupadas por mulheres. Há sete meses na Presidência, Denise Gabriel já revolucionou: cortou verbas extras e determinou rigor nas contas dos parlamentares.

“Há 16 anos na política, uso meu carro e não vejo necessidade de verbas extras para alguns gastos”, afirmou Denise Gabriel, durante o encontro de vereadoras do Norte e Nordeste, em Maceió (PE). Ela se referiu aos extras dos gabinetes dos vereadores, assim como automóveis e combustíveis, por exemplo.

Para a vereadora Denise Gabriel, o fato de a Mesa Diretora da Câmara ser composta exclusivamente com mulheres faz a diferença. “Somos práticas e objetivas. Discutimos tudo com muito diálogo, inclusive com pessoas de outros partidos”, observou ela.

Segundo a tucana, a formação da Mesa Diretora ajuda a valorizar a participação feminina na política. “Queremos mostrar que é possível cada vez mais mulheres a participar da política”, disse ela, lembrando que vice-prefeita de Paragominas também uma mulher e há várias secretárias mulheres.

No quinto mandato como vereadora, Denise Gabriel desenvolve um projeto de capacitação profissional, na área de corte e costura, com mulheres da região de Paragominas para que conquistem sua autonomia financeira e melhorem a qualidade de vida. É um incentivo à formação de cooperativas e também tem efeitos sobre a auto-estima e vida pessoal e familiar delas, segundo a tucana.