Notícias

Mulher é sempre testada, diz Raquel Lyra

Ao participar do encontro do PSDB-Mulher, destinado à capacitação para as vereadoras eleitas nas regiões Norte e Nordeste, em Maceió (AL), a prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB) lembrou, nesta sexta-feira (18),  ainda que a mulher é permanentemente testada.

“É testada por ser mulher: tem que se mostrar competente mais do que os homens  e criar estratégias de mandatos que sejam participativos  inovadores  que façam diferença na Câmara de Vereadores e na sua cidade”, afirmou a prefeita.

A tucana defendeu a capacitação das mulheres como alternativa para avançar na conquista de mais espaço no cenário político.

“A capacitação é um dos pontos chaves para nós podermos aumentar o número de mulheres na política”, ressaltou a prefeita. “Cada uma que está aqui nesse curso  volta para sua casa mais fortalecida para buscar outras mulheres que possam participar do processo sem ser para cumpri cota. Esse é um desafio que nós temos que superar.”

Raquel Lyra afirmou ainda que é preciso observar que há dificuldades comuns a todas as mulheres, sem exclusividade a uma ou outra. Segundo ela, encontros como o de Maceió colaboram para a troca de experiências.

“Existem outras mulheres que enfrentam as mesmas circunstâncias”, disse. “Os mesmos desafios, os mesmos preconceitos e só da gente se juntar, trocar experiências e idéias, ver assim como se superam os desafios de ser mulher num mandato dentro de uma cenário ainda muito machista. Esse é o primeiro ganho.”