Notícias

Tucana avalia que falta de creches prejudica as mulheres no mercado de trabalho

Novos dados sobre educação no Brasil mostraram que a promessa de construção de mais de 6 mil creches feita pela ex-presidente Dilma Rousseff fracassou. O jornal Bom dia Brasil desta segunda-feira (14) revelou que apenas metade das creches municipais financiadas pelo governo federal foi entregue nos últimos 10 anos.

Esse dado faz parte de um levantamento feito pela ONG Transparência Brasil que foi a campo revisar os dados do Ministério da Educação. A pesquisa mostra ainda que, das 7.453 obras em andamento, 29% estão paradas e 17% atrasadas.

A presidente do PSDB Mulher do Rio de Janeiro, Sebastiana Azevedo (PSDB), acredita que a falta de creches é prejudicial tanto para as mães quanto para as crianças. “A creche é fundamental para que a mulher exerça sua profissão. É um direito da mulher poder trabalhar e quando ela não tem onde deixar os filhos com segurança esse direito lhe é tirado”, disse.

A tucana frisou ainda os danos à educação causados em crianças que não têm acesso as creches. “Ficar em casa é muito ruim para a formação dessas crianças. Quanto mais cedo a criança tiver convívio social com outras, mais desenvolvida ela se torna e, consequentemente, será um cidadão melhor”, afirmou.

Ainda de acordo com o jornal, o governo gastou pelo menos R$ 1,5 bilhão em obras paradas na última década. Essa verba veio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela construção de creches e escolas nos municípios desde de 2007. No entanto, segundo o telejornal, falta controle das construções. No período de setembro de 2015 a agosto de 2016, apenas 34% das obras receberam algum tipo de fiscalização.

Sebastiana completou dizendo que deixar de construir creches é excluir a mulher do mercado de trabalho – e, com isso, o país fica perde a contribuição feminina para a melhora da economia.

O Brasil ainda não cumpriu a meta estabelecida pelo governo de garantir creches para todas as crianças de até 3 anos. O objetivo é chegar a 50% das crianças nas creches até o fim deste ano, mas até agora só um terço das crianças nesta faixa etária está numa creche.