“Tenho obrigação moral e de gênero de garantir às mulheres seu espaço, direito e respeito”, diz Raquel Lyra

Ao participar nesta quinta-feira (10) do Fórum de Discussão do Plano de Enfrentamento à Violência de Gênero e Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero, na sede da Secretária de Políticas para Mulheres, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), disse que o compromisso da sua gestão é também com as mulheres caruaruenses na garantia de trabalho “para que o empoderamento feminino seja constante”.

“Eu tenho a obrigação moral e de gênero de fazer diferente na nossa cidade e de garantir a mulher o seu espaço, o seu direito e o seu respeito”, afirmou a tucana, reforçando a necessidade de as mulheres, seja da cidade ou da área rural, ” a não baixar a cabeça diante de atitudes machistas”.

“A gente precisa estar atenta ao machismo, não se curvar a ele. Passamos todos os dias por atitudes desse tipo e não podemos aceitá-las. E como é que a gente não se curva? Se posicionando diferente! Não aceitando mais ser vítima desse tipo de comportamento, assim a gente ensina aos outros a fazer diferente, isso é uma construção coletiva. Precisamos romper com a desigualdade e o preconceito que existem na nossa sociedade”, reforçou a prefeita.

Uma das iniciativas da gestão de Raquel Lyra voltada às mulheres é o projeto “Maria da Penha nas Escolas”, cujo objetivo é educar para prevenir a violência. A iniciativa é desenvolvida pela Secretária de Políticas para Mulheres juntamente com outras pastas como a da Educação. Outro programa do gênero é o “Mulher, Cidadania e Trabalho” voltado para as mulheres da área rural.

É muito bom saber que a zona rural é lembrada pela gestão municipal que tem garantido o direito das mulheres de poderem participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade”, comemorou Maria da Paz, moradora da da Vila do Muricí.