Notícias

Nancy participa de discussão sobre empoderamento feminino

A Escola do Legislativo promove o curso “Promovendo a inclusão e o empoderamento feminino”, em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A vereadora de Piracicaba (SP) Nancy Thame (PSDB) apresentou a proposta da Escola do Legislativo para as 33 pessoas que compareceram ao curso, enquanto a historiadora Marilda Soares discorreu sobre gênero, mulher e o mundo de trabalho. Marilda Soares citou o projeto que cria o Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino e a proposta que instalada na Câmara a Procuradoria Especial da Mulher. Ela também abordou a desigualdade, a diferença entre os conceitos de sexo (ordem biológica do indivíduo), a orientação sexual (inclinação de caráter afetivo) e a identidade de gênero (construído culturalmente, socialmente, segundo a historiadora).

“Criam-se esteriótipos do papel do homem e da mulher. E o conflito quando a sociedade não aceita o comportamento do indivíduo”, observou a pesquisadora.

Marilda Soares detalhou os arquétipos gregos femininos para ilustrar os modelos de comportamento feminino. O arquétipo de Pandora que é associado à ideia da propriedade, quando ela foi dada de presente a um homem, e a construção do esteriótipo no pensamento dos antigos filósofos.

“São várias características negativas, pejorativas que temos até hoje”, disse a historiadora referindo-se a  comentários negativos na internet para ilustrar a resistência quanto à igualdade do gênero.

Diferenças salariais, porcentagem de mulheres no mercado de trabalho, desigualdades no Brasil e no mundo também foram argumentos usados por Marilda para discutir a situação atual. Para finalizar, a historiadora debateu os desafios da mulher na educação, na sociedade, no Poder Público, em casa e no trabalho.

As próximas palestras serão realizadas em quatro terças-feiras: no dia 15, “Gestão empreendedora feminina”; no dia 22, “Direitos Humanos e a não-discriminação”; no dia 29, “Comunicação estratégica”; e no dia 5 de setembro, “Relatos de experiência”.

Incentivos à agricultura

Nesta semana,  Nancy Thame (PSDB) defendeu maior fomento à atividade agrícola. Segundo a parlamentar, que é engenheira agrônoma, se os pequenos produtores locais receberem incentivo e apoio técnico, o setor pode ganhar com a diversificação de culturas.

“Estamos numa situação em Piracicaba em que é fundamental pensarmos em fomento: a cana de açúcar é importante, mas estamos tendo uma transição e os pequenos agricultores precisam de lastro, com as instituições sérias do município e região os abraçando para que ofereçam mais oportunidades de diversificação da nossa agricultura.”

Na tribuna, durante a 42ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (10), Nancy aproveitou para convidar a população para a Esalq Show, feira de inovação tecnológica para o agronegócio sustentável, que acontecerá de 10 a 11 de outubro.

 *Com informações da assessoria da vereadora de Piracicaba (SP) Nancy Thame (PSDB)