“A Reforma Política é necessária e precisamos explicar o porquê”, por Solange Jurema

A reunião da Executiva Nacional do PSDB, nesta quarta-feira (9), é um marco na nova etapa do partido. É preciso olhar para frente e além do momento delicado e difícil em que o país passa. O partido está decidido a retomar os princípios que criaram o PSDB e que nos move a acreditar em política. Também é preciso explicar, de forma clara, o que o Congresso discute de mudanças para as eleições daqui a cinco anos.

As discussões com as deputadas, prefeitas, vereadoras e líderes de todo país começam com os temas que estão na Câmara e giram em torno da Reforma Política. Por exemplo, a transição para o voto distrital misto em 2022.

Neste caso, é preciso explicar o que significa quando há uma combinação do voto proporcional e do voto majoritário, ou seja os eleitores têm dois votos: um para candidatos no distrito – escolhidos pelos partidos políticos, vencendo o mais votado – e outro para as legendas (partidos) – que são computados em todo o estado ou município, conforme o total de cadeiras divididas pelo total de votos válidos.

Por outro, é necessário também informar, nas cidades por onde andamos, o porquê de apoiarmos de forma integral a cláusula de barreira – é uma norma que impede ou restringe o funcionamento parlamentar ao partido que não alcançar determinado percentual de votos.

Também é preciso detalhar o que significa na prática o fim das coligações proporcionais – para eleição de deputados federais, estaduais e vereadores. Com as coligações, o excesso de votos dados a candidato de um partido ajuda a eleger não apenas companheiros da mesma legenda, mas também filiados de outras agremiações que façam parte da aliança partidária.

Em relação ao parlamentarismo, também é necessário avançar nos debates, pois nem todos estão seguros que é a melhor alternativa para superar as crises que temos vividos de tempos em tempos na Presidência da República.

A Reforma Política é necessária e precisamos explicar o porquê e contamos com cada mulher engajada para ampliar os debates e aprofundar as discussões sobre os principais pontos que guiam a vida no país. O caminho é o diálogo, mesmo quando há discordâncias, pois só assim o país poderá desenvolver-se e a sociedade ter dias melhores.

*Presidente nacional do PSDB Mulher e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres no governo Fernando Henrique Cardoso.