Bruna Furlan afirma que fortalecimento das relações Brasil – Argentina são prioritárias

Brasília – Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, reuniu-se neste sábado, 5, em São Paulo, com o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, e o Embaixador daquele país em Brasília, Carlos Mangariños, a quem reafirmou que o fortalecimento das relações Brasil – Argentina são prioritárias para o Parlamento brasileiro.

Bruna Furlan encontrou-se com Faurie por ocasião do almoço oferecido pelo chanceler brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, aos colegas da Argentina, Uruguai e Paraguai, países-fundadores do MERCOSUL que decidiram por suspender a Venezuela do bloco.

A deputada, que esteve com o ministro das Relações da Argentina em Buenos Aires no início de julho, afirmou que todos os acordos bilaterais serão priorizados em tramitação na CREDN. Vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Argentina, a deputada reiterou ainda o interesse em dinamizar a interlocução política com deputados e senadores argentinos.

“Pretendemos, por meio dos respectivos grupos de amizade, tornar mais efetivos os encontros parlamentares. Acredito que, por meio da diplomacia parlamentar, poderemos contribuir muito para que os dois países liderem o processo de resgate da integração regional”, assegurou a deputada.

Bruna Furlan destacou, ainda, as iniciativas dos presidentes Mauricio Macri e Michel Temer em destravar completamente o MERCOSUL para que o bloco alcance acordos de livre comércio com a União Europeia e outros atores extrarregionais. “Estamos assistindo o renascimento do MERCOSUL, de volta às suas origens e com foco no comércio como alavanca para o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Nesse sentido, o papel do Brasil e da Argentina é fundamental”, explicou a deputada.

No plano bilateral, uma das prioridades é a ratificação do acordo que põe fim à dupla tributação. O texto ainda não foi enviado ao Congresso, mas Bruna Furlan já adiantou os entendimentos com o chanceler Aloysio Nunes, e o presidente da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL, deputado Celso Russomano (PRB-SP), para que o acordo seja votado rapidamente na Câmara dos Deputados.