Notícias

Idosos precisam de políticas públicas, alerta tucana

Como titular da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara, a deputada Geovânia de Sá (PSDB-SC) participou do 21º IAGG – Word Congress of Gerontology and Geriatrics em São Francisco, Califórnia (EUA). A tucana ressaltou, nesta sexta-feira (28), que atualmente 15% dos brasileiros são idosos e a expectativa é dobrar até 2050.

“O percentual é de homens e mulheres com mais de 60 anos que continuam ativos e fazem girar cerca de R$ 400 bilhões ao ano em nossa economia”, afirmou a deputada nas redes sociais.

“[Os idosos] já contribuíram muito para o país e continuam contribuindo. Por isso, merecem nosso total respeito e que busquemos políticas públicas que garantam ainda mais dignidade a eles”, destacou Geovânia.

Dados

A pesquisa “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016”, divulgada no ano passado, é o estudo mais recente sobre a população idosa no Brasil. Com base em dados oficiais, estudo mostra que o nível de ocupação dos idosos que caiu de 30,2% para 26,3%.

No Brasil, os idosos estão vivendo mais. De acordo com especialistas, o envelhecimento da população envolve vários fatores, como o aumento na expectativa de vida dos brasileiros – que passou de 72 anos para 78.

A previsão é que essa média não se estabilize, pois no ano de 2050 a expectativa de vida subirá para 81,2 anos, igualando a de países de elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH,) como Islândia (81,8 anos) e Japão (82,6 anos).