Notícias

Deputada alerta sobre desabastecimento de medicamento vital

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) reiterou sua preocupação com o risco de desabastecimento do imunossupressor Tacrolimus no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é vital para pacientes transplantados. Sem o medicamento, há ameaça de morte. A tucana enviou um requerimento pedindo providências ao ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O imunossupressor é utilizado para deprimir o sistema imunológico, ou seja, deixar a imunização baixa, principalmente, para pacientes que sofreram transplantes de medula óssea e pâncreas.

“Esse medicamento é essencial no tratamento de pessoas que fizeram transplante para evitar a rejeição do novo órgão. A falta do imunossupressor tem causado grande preocupação para pacientes e familiares”, alertou a deputada nas redes sociais.

Mara Gabrilli afirmou ainda que: “É inadmissível o desabastecimento de um medicamento tão vital no SUS.

Os danos são extremos não só para o paciente, mas para o sistema de saúde. A falta do fármaco imunossupressor constitui sério risco à vida e à saúde dos transplantados e precisa ser evitada a todo custo”.

Requerimento

No documento enviado à Mesa Diretora, a tucana lembra que o Brasil é uma das referências mundiais no transplante de órgãos, realizando mais de 20 mil por ano, 90% destes na rede pública.

Porém, ressalta a deputada: “O paciente transplantado não é considerado, entretanto, curado. São pessoas que precisam utilizar medicamentos imunossupressores continuamente”.

Mara Gabrilli cita, de forma detalhada, os locais nos quais foi identificado o desabastecimento do imunossupressor: São Paulo1 , Ceará2 , Paraíba3 e Santa Catarina4 .

“Peço encarecidamente que Vossa Excelência adote medidas com o objetivo de garantir o acesso contínuo aos medicamentos imunossupressores para pacientes transplantados, que merecem ter posição prioritária nas ações do SUS”, concluiu a deputada no seu pedido ao ministro da Saúde, Ricardo Barros.