Notícias

Pesquisadora mostra como os meios digitais colaboram com as pessoas com deficiência

Em encontro com a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), a pesquisadora Vivian Corneti (foto), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), detalhou o trabalho que desenvolve sobre os instrumentos que apoiam a construção da cidadania comunicativa das pessoas com deficiência. Recentemente, ela lançou o livro “Ciborgues midiatizados”.

A autora trabalha com conceitos e teorias sobre cidadania, valorização e inclusão das pessoas com deficiência pelos meios de comunicação. Segundo ela, é fundamental que os meios de comunicação digitais proporcionem possibilidades de extensão, interação, sociabilidade e mobilidade.

No livro, a pesquisadora detalha as distintas formas como as pessoas com deficiência física, como tetraplégicos e paraplégicos, apropriam-se das potencialidades da internet para ampliar a capacidade comunicativa.

“É o que a autora chama de ‘ciborgues midiatizados’”, afirmou Gabrilli.

A deputada escreveu o prefácio do livro de Vivian Corneti. “Acredito na capacidade das mídias como grandes disseminadoras de cidadania. E o ciberespaço se mostra um local acessível e propulsor de muitas ações do cidadão com deficiência”, disse a tucana, no texto.

Em seguida, a parlamentar afirmou no prefácio: “Essa obra é de grande valia, pois traz um recorte dessa evolução das tecnologias e da informação a serviço da cidadania. Aqui ficará claro a forma como essas mudanças impactaram no comportamento das pessoas com deficiência e na própria maneira como elas se colocam no mundo.”