Notícias

Brasil e mais 8 países de língua portuguesa discutem prioridades

Representantes dos nove integrantes da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) se reuniram em Brasília, na última semana. A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), participou das discussões nas áreas da cooperação, da língua e do estatuto de observadores.

A tucana destacou a conversa com o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral.Segunda ela, o diplomata é “um grande entusiasta das relações bilaterais e multilaterais no âmbito” da CPLP.

“A Língua Portuguesa une a pluralidade do Brasil, vincula reciprocamente os nossos dois povos e liga-nos ambos a outras nações distantes, na África, na Ásia e na Oceania. Uma língua que, como lhe chamou a escritora Agustina Bessa-Luís, ao ser agraciada com o Prêmio Camões, ‘é alma de comunicação e esperança’”, disse Bruna Furlan, repetindo as palavras do embaixador.

Na CPLP, o Brasil é representado pelo embaixador Gonçalo Mourão (foto), que destacou os desafios e as oportunidades, como cooperação e comércio. De acordo com ele, é fundamental pensar em projetos que tenham um viés do desenvolvimento econômico sustentável.
Participantes

A CPLP foi criada em 1996 para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os integrantes da organização. Integram a comunidade: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugale São Tomé e Príncipe.

Durante a reunião foi aprovada a proposta para a livre circulação de naturais dos nove Estados-membros que passa pela criação de um regime idêntico ao dos vistos gold para atribuição de autorizações de residência, não em função de investimentos, mas da naturalidade dos cidadãos.

Também foram aprovados documentos nas áreas da cooperação, da língua e do estatuto de observadores da CPLP. Foi definida a ampliação das áreas de cooperação aos oceanos, turismo e economia.