Tucana representará o Brasil na ONU nas discussões sobre deficiências

Foto: Divulgação

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) será a única representante do Brasil a participar do Comitê da Organização das Nações Unidas responsável por monitorar a implementação da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Segundo ela, a indicação é um misto de emoção e responsabilidade.

“É uma grande emoção e responsabilidade falar de minha recente indicação como única representante do Brasil”, afirmou a parlamentar nas redes sociais. “Tratar deste tema vai além: é um passeio por minhas memórias como militante da inclusão de um segmento que por anos foi invisível.”

Em 2006, Mara Gabrilli representou a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, na 1ª Conferência Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada na sede geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

“Naquela ocasião, 192 países discutiram direitos em várias frentes. O Brasil, por exemplo, brigou muito pela educação inclusiva, principalmente para mudar a ideia de alguns países que defendiam a utilização de salas exclusivas para alunos com deficiência”, disse a tucana. “Avançamos em temas mais polêmicos, como os direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiência.”
Atuação

Mara Gabrilli tem forte atuação em defesa das pessoas com deficiência. Ela foi a relatora da Lei Brasileira da Inclusão (LBI), em vigor desde 2016. As inovações trazidas pela nova lei alcançaram, entre outras, as áreas de saúde, educação, trabalho, assistência social, esporte, previdência e transporte.

O chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência destaca os avanços fundamentais para a conquista da autonomia na causa da deficiência. A previsão é que cerca de 45 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela LBI.