Notícias

Shéridan apela por mais atenção para imigrantes venezuelanos

Preocupada com o agravamento da crise política e econômica na Venezuela, a deputada federal Shéridan (PSDB-RR) se reuniu com autoridades do estado para discutir a situação dos imigrantes venezuelanos na região. A tucana conversou com a superintendente da Polícia Federal, Rosilene Santiago, o corregedor-geral da PF, Ricardo Mendes, e o delegado de Imigração, Odon Pinto. Ela apelou, sobretudo, sobre as questões relativas à saúde.

“É urgente que os órgãos competentes voltem os olhos para Roraima para solucionarmos este entrave”, afirmou a tucana nas redes sociais. “A pauta envolve mais que a delicada questão humanitária e está relacionada especialmente à saúde.”

De acordo com dados oficiais, a maioria dos venezuelanos ingressa no Brasil por Roraima. Em junho, a estimativa do governo estadual foi de que 30 mil venezuelanos ingressaram no estado.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) informou que de outubro de 2016 até junho deste ano, 3.039 pessoas foram recebidas nos centros de atendimento ao migrante localizados em Boa Vista, Pacaraima e também em atendimentos móveis.

O número de pedidos de refúgio de venezuelanos no Brasil mais que quadruplicou nos últimos dois anos.
De acordo com dados do Ministério da Justiça, em 2015, foram 829 pedidos e, este ano, até o mês de maio, foram registradas 3.971 solicitações.

Refúgio é a proteção legal que o Brasil oferece a cidadãos que estejam sofrendo perseguição no próprio país por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas.

Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), em 2016, cerca de 65,6 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar em todo o mundo.