Notícias

Tucana define como “chocante” ausência de meninas na Olímpiada Internacional de Matemática

O Brasil está sediando a 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, sigla em inglês), e não possui nenhuma estudante do sexo feminino na competição. Desde a estreia do país na disputa, apenas 7 meninas defenderam o país. As informações foram divulgadas pelo portal G1.

A vice-presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul, Ivana Genro Flores, considera a ausência de meninas chocante e relembrou que a situação mostra que preconceitos ainda existem em diferentes áreas. Para ela, é necessária a reversão do quadro.

“Temos que dizer que queremos paridade, que queremos um número igual de meninos e de meninas, para que todos participem” defendeu Ivana.

Para ela, todas as áreas deveriam abrir o mesmo espaço tanto para homens, quanto para mulheres, a fim de que nenhum campo seja dominado por apenas um dos sexos. A IMO é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O coordenador desta edição, Edmilson Motta, falou ao G1 que é muito difícil um país ter metade da equipe formada por mulheres.

Enquanto elas somam apenas dez participações na IMO, os meninos totalizam um número 20 vezes maior. A falta de mulheres dentro da competição é observada na delegação de todos os países. Para incentivar a maior participação feminina, este ano, foi criada uma premiação especial para as garotas que se destacarem dentro de suas equipes.

Leia mais aqui.