Notícias

Bruna Furlan defende aprofundamento das relações Brasil – Espanha

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP), defendeu nesta terça-feira (11) o aprofundamento das relações entre o Brasil e a Espanha ao receber, em audiência, o novo embaixador espanhol no Brasil, Fernando Villalonga, que acaba de assumir o posto em Brasília. Segundo ela, “as relações bilaterais devem ainda contar com uma maior participação dos respectivos parlamentares”.

Bruna Furlan afirmou que reativará o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Espanha e trabalhará em prol de um diálogo sobre a agenda estratégica Brasil – Espanha. De acordo com a deputada, é preciso retomar o Acordo de Parceria Estratégica firmado em 2003 e o Plano de Ação bilateral de 2005, bem como dar continuidade aos esforços empreendidos no âmbito da Comissão Ministerial de Diálogo Político, criada em 2014.

“A Espanha tem apoiado de forma contundente a recuperação econômica do Brasil e investido em cooperação. Além disso, apoia a celebração do acordo de livre comércio MERCOSUL – União Europeia e nós podemos envolver mais os respectivos parlamentos nestas negociações. A Espanha tem o segundo maior estoque de investimento direto no Brasil, com US$ 64 bilhões, e o Brasil é o terceiro destino de novos investimentos espanhóis no exterior, atrás de Reino Unido e EUA. Precisamos potencializar ainda mais essas relações”, explicou.

Ela também elogiou o trabalho realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE) com 360 empresas associadas, que representam 95% do investimento espanhol no Brasil. “Os empresários espanhóis acreditam no Brasil, no resgate da nossa economia e continuam a realizar investimentos no país com objetivos de médio e longo prazos”, reconheceu.

Fernando Villalonga destacou a importância do Brasil para as relações da Espanha com a América Latina, o seu papel de liderança regional e enfatizou o interesse espanhol em seguir investindo no país. De acordo com ele, esses investimentos geram cerca de 300 mil empregos diretos no Brasil.

O embaixador deverá comparecer ao parlamento espanhol em outubro para discorrer sobre as relações bilaterais e planeja uma maior aproximação entre Brasil e Espanha na discussão de temas da agenda internacional, incluindo a participação de think tanks dos dois países.

* Do Portal do PSDB na Câmara