Bruna Furlan visita Haiti e destaca a importância do Brasil na reconstrução do país

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara, deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP), esteve no Haiti entre os dias 23 e 24 deste mês para participar da cerimônia de entrega oficial do Hospital Comunitário de Referência Dra. Zilda Arns. Além da tucana, estiveram presentes na comitiva que visitou o país centro-americano os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

Resultado de uma cooperação entre o Brasil, Haiti e Cuba, a unidade de saúde funciona desde 2014, conta com 40 leitos e deve atender mais de 200 pessoas por dia, de acordo com o Ministério da Saúde. Trata-se do terceiro hospital entregue pelo Brasil ao Haiti como parte do projeto de reconstrução do país, que além de ainda viver as consequências de anos de conflitos armados, foi vítima de um terremoto em 2010.

Bruna Furlan destacou a importância do Brasil no processo de reconstrução enfrentado pelo Haiti, ressaltando ainda a participação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz no país há mais de uma década.

“O Brasil está presente no Haiti desde 2004. Trata-se de uma missão de manutenção da paz que hoje é exemplo para todo o mundo e tem sido copiada pelas Nações Unidas. Ao entregarmos um hospital, reafirmamos o nosso compromisso com a melhoria na qualidade de vida das pessoas, focamos no ser humano”, disse a tucana.
Na viagem, o governo brasileiro também firmou o instrumento do Fundo de Reconstrução do Haiti (FRH). A medida autoriza a utilização de uma parcela de US$ 20 milhões para fortalecimento da sustentabilidade do sistema de saúde pública haitiano.

Missões de Paz

Na viagem ao Haiti, Bruna Furlan e os ministros da Saúde e do Desenvolvimento Social também visitaram o Batalhão Brasileiro que integra a Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (MINUSTAH). O grupo forma o 26º e último contingente militar do Brasil no país da América Central. A missão brasileira no Haiti será encerrada em outubro por decisão do Conselho de Segurança da ONU.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores celebrou o trabalho desenvolvido pelas tropas brasileiras os últimos 13 anos. “Os mais de 36 mil militares que integraram a MINUSTAH contribuíram de forma decisiva para a imagem e projeção do Brasil junto à comunidade internacional. Sem dúvida alguma, as missões de paz sob mandato da ONU não poderão ignorar a bem-sucedida atuação do Brasil no Haiti”, analisou a tucana, salientando o aspecto humanitário da presença brasileira no país.

“A significativa contribuição brasileira ao Haiti nas áreas de segurança, educação, saúde, formação profissional e assistência humanitária, tem sido exitosa também graças aos nossos militares que implementaram uma nova forma de missão de paz, impondo um caráter humanitário à essa presença”, afirmou Bruna. “A excelência da presença militar do Brasil no Haiti e o empenho dos profissionais e voluntários brasileiros nas áreas de saúde e de assistência humanitária são exemplos para todo o mundo e têm sido elogiadas frequentemente pelas agências internacionais de cooperação”, argumentou a parlamentar.

*Com informações da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara