Estudo mostra evolução na igualdade da remuneração entre homens e mulheres no esporte

Ancara-Turquia- 25/06/2016- A seleção brasileira feminina de vôlei está na fase final do Grand Prix. Neste sábado (25.06), o Brasil venceu a Bélgica, de virada, por 3 sets a 1 (13/25, 25/19, 25/16 e 25/18), em 1h47 de jogo, no Baskent Volleyball Hall, em Ancara, na Turquia. Com o resultado, o time do treinador José Roberto Guimarães garantiu lugar entre as seis equipes classificadas para a etapa decisiva que será disputada em Bangcoc, na Tailândia. A fase final acontecerá de 6 a 10 de julho e contará com as cinco equipes mais bem colocacadas na fase classificatória e a Tailândia, país sede. Até o momento, China, Estados Unidos, Rússia e Brasil já carimbaram o passaporte para a etapa decisiva. A seleção brasileira feminina de vôlei encerrará a participação na fase classificatória do Grand Prix às 11h30 deste domingo (26.06) contra a Turquia. O SporTV 2 transmitirá ao vivo. A ponteira Jaqueline teve atuação destacada e foi a maior pontuadora do confronto, com 17 acertos (13 de ataque e quatro de bloqueio). A oposta Tandara, com 13, a central Juciely e a ponteira Fê Garay, com 12 cada, também pontuaram bem. Pelo lado da Bélgica, a oposta Lise Van Hecke foi quem mais pontuou, com 16 acertos. A bicampeã olímpica Jaqueline chamou atenção para a reação brasileira depois do primeiro set. "Foi um bom jogo para o nosso grupo. Depois do primeiro set conseguimos nos ajustar. O mais importante foi a nossa recuperação no decorrer da partida. Vamos continuar trabalhando forte para fazermos um bom jogo contra a Turquia e depois focarmos na fase final", disse Jaqueline. A oposta Tandara comentou sobre a classificação do Brasil para a fase final do Grand Prix. "Do segundo set para frente conseguimos estabilizar o nosso jogo e diminuímos o número de erros. Conseguimos a nossa classificação para a fase final e sabemos que os jogos lá em Bangcoc serão ainda mais difíceis, por isso temos que manter o ritmo forte de trabalho",

Estudo feito pela BBC Sport, encomendado pela “Women’s Sports Week” (iniciativa da ONG “Women in Sport”) mostrou que hoje, 83% dos esportes recompensam homens e mulheres igualmente. Dos 44 esportes que possuem prêmios, 35 já pagam valores iguais para ambos os sexos da mesma categoria. A notícia foi divulgada pelo Jornal Nexo.

O estudo obteve resposta de 55 órgãos de modalidades esportivas, tendo foco nos prêmios em dinheiro em campeonatos mundiais e eventos que possuem o mesmo grau de importância.

Nos casos de remuneração desigual, ocorre desinteresse das marcas, do público e das emissoras de TV, que por diversas vezes dão prioridade à transmissão de partidas masculinas.

Clique aqui para ler a íntegra da notícia.