Notícias

PSDB reforça atuação de segmentos ao longo de 29 anos

Ao completar 29 anos de existência no próximo domingo (25), o PSDB vem mostrando durante sua história o real compromisso com os mais diversos segmentos da população. Com o o PSDB-Mulher, a Diversidade Tucana, o Tucanafro, a Juventude PSDB e o PSDB Sindical, o partido tem como principal objetivo estreitar os laços entre a sociedade brasileira e os políticos que a representam – atingindo as mais diversas parcelas da população

Fundado em 1999, o PSDB-Mulher simboliza a força feminina dentro do partido. Para comemorar o aniversário da sigla, a presidente do segmento, a ex-ministra Solange Jurema (PSDB), relembrou a trajetória do secretariado e enfatizou a importância da criação do partido para o Brasil.

“A criação do PSDB foi importantíssima para o país. O partido deixou legados como a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Plano Real e uma série de políticas sociais que fizeram a diferença na vida das pessoas. Essas políticas fizeram o país evoluir e crescer nesses 29 anos”, recordou.

A tucana ressaltou também que o “S”, que representa a parte social do partido, foi muito explorado pelo ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) durante os anos em que governou o país. “No decorrer do governo de FHC, foram criadas a Bolsa Escola, o Ministério da Mulher, o Ministério dos Direitos Humanos, além das a questões envolvendo a educação e o ensino fundamental”, disse.

A importância dos segmentos para o direcionamento das políticas públicas para parcelas específicas da população foi ressaltada pela tucana. “Os segmentos, principalmente o da mulher, ajudam o partido a chegar junto da população. Se não fossem os segmentos, o partido ficaria muito elitista e a distância entra a política e a sociedade é uma reclamação antiga do povo”, acrescentou.

Sobre o PSDB-Mulher, Solange afirmou que todas as presidentes anteriores tiveram atuações de destaque – o que contribuiu para a solidez do segmento dentro do partido.

“O PSDB-Mulher sempre foi muito organizado e dinâmico, desde quando foi criado com a Yêda Crusius, com a Marisa Serrano, depois com a Maria Abadia e a Luci Montoro. Nós somos hoje quase a metade do partido com mais de 700 mil mulheres por todo o país, que são militantes do PSDB”, completou.

Homofobia

A Diversidade Tucana, criada em 2006, é um segmento que tem a missão de mostrar os conceitos e defender os interesses da sociedade sobre a diversidade de gênero. O elo entre a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e os representantes políticos é uma das funções do segmento, que vem protagonizando uma série de mobilizações no setor – especialmente no combate à homofobia.

Presidente do segmento, o tucano Marcos Fernandes (PSDB) afirma que o PSDB tem três pilares: os representantes do povo no parlamento, a sociedade e os filiados. Os segmentos do partido facilitam a interação entre esses pilares. Então, ele afirma ser fundamental a participação dos segmentos tucanos nessa aproximação, sobretudo o da Diversidade – que é uma área nova, promovendo discussões em meio à pouca legislação existente para proteger essa parcela da sociedade.

Marcos disse ainda que, ao logo dos seus 29 anos, o PSDB foi pioneiro nas políticas públicas em defesa da comunidade LGBT.

“O PSDB foi construído como um partido que defende a modernidade e um jeito novo de fazer política. A partir de 1995, no governo do FHC, o PSDB mostrou que é possível governar com seriedade e de forma com que a sociedade tivesse ganhos expressivos, tanto na economia como nos direitos humanos. Foram nas gestões tucanas que, pela primeira vez, nós implantamos políticas públicas voltadas para a diversidade”, destacou.

Com apenas quatro anos de existência, o Tucanafro já conquistou um espaço de notoriedade dentro e fora do PSDB. Presidido pelo atual Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal, Juvenal Araújo (PSDB), o segmento cuida da militância negra do partido.

Para Juvenal, a existência do Tucanafro se faz importante para mostrar e defender a real história das políticas de igualdade racial no Brasil. Ele também destacou a importância de atitudes pioneiras do ex-presidente FHC em resguardar e divulgar os direitos das pessoas negras.

“Ele foi o primeiro presidente a declarar que o Brasil era um país racista. Foi através dele que foi assinado o tratado de Durban entre Brasil e o continente africano sobre a necessidade de políticas públicas para a promoção da igualdade racial”, relembrou.

Segundo o tucano, o ex-presidente FHC foi precursor na questão do sistema de cotas, o que acabou influenciando também os governos estaduais na época. “O estado de Minas Gerais, através do senador Antonio Anastasia e do senador Aécio Neves, pode ser citado como exemplo de líderes que deram continuidade ao sistema de cotas. Criou-se, na época, dentro da gestão de Anastasia, uma diretoria estadual de políticas para população de favelas e aglomerado e o próprio Franco Montoro criou o Conselho do Negro em São Paulo”, afirmou.

Juvenal acrescentou que o PSDB hoje é o partido com o maior número de prefeitos negros. “ O TSE fez agora o levantamento dos prefeitos eleitos na última eleição entre pretos e pardos. O PSDB é o partido que tem o maior número de prefeitos eleitos pretos e o segundo partido com o número de vereadores pretos. Isso desmistifica a ideia de que a questão racial é pauta apenas de partidos de esquerda”, disse.

Jovens e sindicalistas

A Juventude do PSDB surgiu junto com a fundação do partido, em 25 de junho de 1988. O segmento defende a militância jovem e as ideias novas da democracia brasileira. Atualmente presidida pelo tucano Henrique Vale (PSDB), o secretariado tem se destacado nos debates e na defesa de temas relacionados à parcela jovem brasileira.

Os trabalhadores são representados pelo PSDB Sindical. Criado em 2011, os sindicalistas se uniram com uma proposta de renovação partidária e com  o objetivo de ampliar os representantes do movimento sindical em cargos políticos, visando melhores condições para os trabalhadores.