Notícias

Raquel Lyra assina projeto de Lei que garante às gestantes de Caruaru assistência da prefeitura

A prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB-PE), assinou nesta terça-feira (20), no auditório da Secretaria de Saúde, o Projeto de Lei “Nascer Bem Caruaru” que tem como objetivo garantir às mulheres o direito à assistência humanizada durante a gestação, pré-parto, parto e puerpério, e ainda em casos de aborto, seja atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou em unidades privadas.

“É preciso apoiar, acolher e garantir segurança as mulheres que precisam ter os seus filhos e também promover o bem estar dos bebês. Estudos mostram que uma criança maltratada na hora do parto pode ter sequelas, inclusive emocionais, para o resto da vida. É importante assegurar esse direito ao parto humanizado e faremos o que for preciso para que esse momento tão lindo, que é o momento do parto, não vire um pesadelo”, frisou a prefeita Raquel Lyra.

O projeto, de iniciativa popular, foi elaborado pela Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Obstétrica e levado ao executivo pela Secretária de Políticas para Mulheres, Perpétua Dantas, com o apoio da Secretaria de Saúde. A proposta seguirá agora para votação na Câmara de Vereadores de Caruaru.

* Do PSDB-PE