Bruna Furlan representa a CREDN em homenagem do Senado aos 25 anos da Rio 92

Brasília – A deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) representou a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados na sessão do Senado Federal em homenagem aos 25 anos da realização da Rio 92. Na oportunidade, o senador Fernando Collor (PTC-AL) propôs a criação de uma instituição ambiental independente, para acompanhar e articular junto a foros e assembleias legislativas de nações mais reticentes o cumprimento das metas do Acordo de Paris, assinado na COP-21.

Além disso, ele criticou a saída dos Estados Unidos do Acordo do Clima e afirmou que, com a decisão, o presidente norte-americano, Donald Trump, sentenciou a humanidade ao desaparecimento paulatino e à morte. Na avaliação de Bruna Furlan, “a Rio 92 foi um divisor de águas no tratamento dos temas ambientais. Foi a partir desta cúpula que a agenda do meio ambiente entrou definitivamente no radar das grandes potências e dos países emergentes”, afirmou.

A deputada também reconheceu o trabalho executado pelos embaixadores Paulo Tarso Flecha de Lima, Marcos Azambuja, e Carlos Garcia, que junto com o então Secretário de Meio Ambiente do Governo Federal, José Goldemberg, foram os responsáveis pelo evento que contou com mais de 170 Chefes de Estado e de Governo, transformando-o num dos maiores eventos internacionais já realizados no âmbito das Nações Unidas.

A sessão solene pelos 25 anos da Rio 92 contou ainda com a presença do Subsecretário-Geral da Organização das Nações Unidas e Diretor Executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, para quem “a principal mensagem da Rio 92 é a necessidade de o desenvolvimento econômico, social e ambiental caminharem juntos”.