Notícias

Yeda Crusius registra em plenário repúdio por boicote a filme sobre Plano Real

Foto: Assessoria do PSDB Mulher AL

Plano Real e O Jardim das Aflições Foto: Assessoria do PSDB Mulher AL

Plano Real e O Jardim das Aflições

Senhor Presidente, venho pedir que seja registrado nos anais da Casa o artigo da jornalista Ruth de Aquino, intitulado O Jardim das Aflições, publicado na edição do dia 12 de maio da revista Época. No texto, a colunista fala sobre o boicote que diretores de esquerda estão praticando contra o filme de Rodrigo Bittencourt, que aborda o nascimento do Plano Real, e de outro filme, este sobre a vida do filósofo de direita Olavo de Carvalho, que dá nome à coluna.

Eles dizem defender a democracia, mas praticam uma forma de patrulhamento e censura que deve ser denunciada e combatida. Fere a liberdade de criação e a própria democracia. O Plano Real é parte da História do Brasil, um dos capítulos mais brilhantes dela, diga-se, sem o qual não teríamos alcançado a estabilidade econômica que anos de governo populista e corrupto seguintes aos de FHC quase viriam a desmontar. Que fique aqui registrado o meu veemente protesto contra a tentativa, por parte do grupo que, se pudesse, retirava os filmes do ar, forma final de impedir que a população brasileira mais jovem conheça esse período de nossa história recente através da livre criação do cinema.

Peço, também, que minha manifestação de repúdio seja divulgada nos canais de comunicação da Casa e na Voz do Brasil. Agradeço a V.Exa.

 

*registrado como lido no plenário da Câmara no dia 17 de maio.