Debate: Terezinha defende avanço de Pernambuco no diagnóstico precoce de crianças com alterações neurológicas

Pernambuco tem avançado no que se refere ao diagnóstico precoce de crianças com alterações neurológicas, sobretudo no âmbito das entidades que trabalham com a questão, mas é preciso ir além. A avaliação é da coordenadora geral da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE), que debateu o tema nesta quarta-feira (17/05).

A tucana considerou o debate produtivo e revelou a intenção do grupo em construir um “documento diagnóstico” que mostre a situação e dificuldades vividas por pessoas com deficiência em Pernambuco.

O objetivo do grupo é encaminhar o texto ao Governo do Estado. “Sabemos que essas pessoas precisam ser diagnosticadas, de preferência, assim que nascem, porque cada dia perdido resultará num atraso maior em seu desenvolvimento”, destacou a deputada.

Representando o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco, Dr. Felipe Vieira informou que a entidade pretende apresentar ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta de disciplina voltada à inclusão de pessoas com deficiência para que seja inserida nos currículos escolares. “Esperamos que até 2019 tenhamos essa definição”, argumentou Vieira.

Participaram do debate parlamentares, representantes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), do Ministério Público de Pernambuco e de entidades ligadas à área de saúde.