Notícias

Thelma de Oliveira comemora 2ª FLIC em MT

A Chapada dos Guimarães, município governado pela tucana Thelma de Oliveira (PSDB-MT), realizará pelo segundo ano consecutivo a Festa Literária da Chapada dos Guimarães (2ª FLIC). O evento tem o objetivo de divulgar, difundir e socializar a literatura mundial entre os moradores da região. A festa ocorrerá nos dias 12 e 13 de maio, na praça Dom Wunibaldo.

A FLIC passou a fazer parte do calendário oficial da programação cultural da cidade e contará com a participação de autores, editoras e livrarias. Thelma de Oliveira acredita que a comunidade participará em peso e que a festa atrairá muitos turistas para região.

“A Chapada tem essa característica de ser uma cidade turística, mas que também tem esse charme de ser reduto de muitos intelectuais. Isso atrai muito o público universitário e o público de uma maneira geral. A festa movimenta toda a cidade. É muito bacana”, disse.

A tucana acredita que o grande público ajudará a movimentar a economia da região. “Estamos planejando realizar outros eventos na cidade no decorrer do ano justamente para movimentar a economia local”, completou.

Os idealizadores da Festa Literária de Chapada, a historiadora Maria Amélia Crivelente e o editor Ramon Carlini, esperam cerca de 8 mil visitantes nos dois dias de evento.

Ao logo da 2ª FLIC, estandes de livrarias e editoras de Mato Grosso irão lançar títulos literários mato-grossenses, nacionais e internacionais, além de apresentações artísticas para toda a família. Haverá ainda bate-papos com escritores e críticos literários locais e convidados externos como Sheyla Smanioto, Deborah Goldemberg e Regina Pereira.

O eixo temático da 2ª FLIC é a Angola e a literatura africana. O autor angolano Pepetela é o homenageado desta edição. O escritor Ivens Cuiabano Scaff, reconhecido poeta, cronista e autor de livros infantis, também será homenageado.

O Governo do Estado de Mato Grosso patrocina a iniciativa por meio da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer. A Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal são parceiros institucionais.

A 2ª FLIC é uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioculturais (IESC) e do Instituto Cultural América (INCA), com a parceria e o apoio do editor mato-grossense Ramon Carlini.

Confira aqui link com programação completa da 2ª FLIC.