Governos Tucanos adotam a campanha “Maio Amarelo” no país

Começou nesta terça-feira (2) a campanha internacional “Maio Amarelo 2017”, que tem como objetivo chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O tema da ação deste ano é #MinhaEscolhaFazADiferença que enfatiza a importância de tomar as decisões corretas em relação à postura no trânsito. Alinhadas à iniciativa, administrações tucanas aderiram à campanha e estão planejando ações educativas e preventivas durante todo o mês.

O mote da campanha faz referência às escolhas que podem salvar vidas no trânsito. Usar ou não o cinto de segurança, beber ou não antes de dirigir, atender ou não o celular, entre outras medidas indispensáveis para a segurança do condutor, passageiros e para a redução de acidentes.

O estado do Pará, governado pelo tucano Simão Jatene (PSDB-PA), já iniciou os trabalhos de conscientização dos motoristas. Serão realizadas palestras em empresas privadas e escolas estaduais e municipais, além de blitz nas vias com fluxo de trânsito intenso nos municípios.

O coordenador de educação para o trânsito do Detran Pará, Valdemir Monteiro, ressaltou a importância da inciativa para reduzir as mortes e as sequelas deixadas pelos acidentes. Para ele, o trabalho nas escolas e universidades e fundamental para que o condutor amplie a consciência da responsabilidade que tem ao decidir dirigir.

“Nós já começamos a trabalhar em sete municípios em parceria com a Secretaria de Saúde, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Estamos desenvolvendo cursos para mototaxistas, motofretistas, motorista e condutores de vans escolares e até blitz educativa nas vias com nossos profissionais da coordenadoria de educação”, explicou.

Valdemir classificou o tema da ação como “pertinente” e destacou a importância da reflexão em torno da responsabilidade dos motoristas. “Não adianta jogar a responsabilidade para o Estado. É preciso que o cidadão se coloque como agente responsável que vai moldar o trânsito e que pode mudar a realidade dos mais de 40 mil mortos por ano em acidentes no nosso país”, disse.

Iniciativas

O Paraná também conta com uma força-tarefa para a mobilização. O governo do tucano Beto Richa (PSDB-PR) desenvolveu uma série de ações educativas em todo o estado. O responsável pela coordenação da campanha é o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), que está preparando palestras, teatro, blitz, visita às escolas e universidades, passeios ciclísticos e passeatas ao longo do mês.

“Vamos trabalhar com diferentes públicos e materiais pensados para cada um deles. Teremos a continuação da campanha PerigosaMente, que usa desenho animado e jogos, para falar com as crianças. Trata-se de uma ação pensada no público jovem para as redes sociais. Teremos também um vídeo para TV voltado para o público adulto, além de peças gráficas, spots para rádio e campanhas online”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Para Marcos, dirigir embriagado não é acidente, é escolha. “Isso vale para quem fala ao celular ao volante, atravessa fora da faixa de pedestre, não usa capacete, não respeita os limites de velocidade e tantas outras atitudes que adotamos diariamente”, completou.

Beto Richa (PSDB-PR) laçará oficialmente a campanha no estado nesta sexta-feira (05). A solenidade será no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com início às 10 horas.

Além do Pará e do Paraná, os estados de Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraíba também já aderiram ao “Maio Amarelo”.