Notícias

PSDB governa cidades com forte vocação turística em todo o país

Entre as mais de 800 cidades atualmente sob a administração do PSDB em todo o país, muitas se destacam em razão de sua vocação turística, fator indispensável para a geração de empregos para a população e para o desenvolvimento social e econômico desses municípios.

São os casos de cidades como Maceió (AL), famosa por suas riquezas culturais e praias paradisíacas; Campina Grande (PB), reconhecida por sediar o maior São João do mundo; Campos do Jordão (SP), chamada popularmente de “Suíça brasileira” por conta de seu clima frio e arquitetura baseada em construções europeias; e Parintins (AM), com seu festival folclórico dos bois Caprichoso e Garantido.

O município da Chapada dos Guimarães (MT), que abriga o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e suas várias cachoeiras, sítios arqueológicos e atrativos ambientais, também é referência entre as cidades com alto potencial turístico com governos do PSDB. Prefeita do município, a tucana Thelma de Oliveira acredita que os gestores públicos de cidades com forte apelo para o turismo devem realizar um amplo trabalho de estruturação para que esses locais consigam de fato atrair turistas.

“[A prefeitura] tem que organizar sua infraestrutura, trazer cursos de capacitação, de preparação da mão de obra, realizar eventos, ir em busca de recursos, recuperar todos os locais que atraem os turistas, tem a questão das mídias sociais, que são importantíssimas. A gente tem que ver todos esses aspectos e ter um planejamento anual”, destacou a tucana.

No caso de Thelma de Oliveira, as dificuldades para investir em turismo são grandes, já que Chapada dos Guimarães sofreu intervenção do estado de Mato Grosso por conta de irregularidades nas contas da gestão anterior. Em função disso, a tucana tem que conciliar os aportes no turismo com gastos em áreas mais emergenciais, como a saúde.

“Com o processo de intervenção, assumimos com problemas na saúde, na educação, na infraestrutura, nas estradas. Estamos trabalhando muito na questão da saúde, que foi o aspecto mais considerado pela população como primordial. A gente tem que trabalhar nos dois pontos. Ao mesmo tempo em que você tem que ter a infraestrutura, para atrair o turista, para gerar renda e emprego, você também tem que dar prioridade para a questão da saúde”, argumentou a prefeita.

De acordo com Thelma, o turismo é o atributo mais importante para a economia chapadense e será foco das ações da prefeitura durante sua gestão.

“É de extrema importância que a gente desenvolva uma política especificamente voltada para o turismo, porque isso é o que vai fazer com que Chapada possa se desenvolver e crescer. O nosso turismo é muito forte, mas está desarticulado, então a gente na verdade está começando do zero para tornar Chapada em uma cidade realmente reconhecida, uma referência no turismo de aventura, no turismo ecológico”, afirmou.