Encontro “Mulheres e Política na América Latina”

Fundación Konrad Adenauer Montevideo

A Fundación Konrad Adenauer Montevideo em colaboração o Centro Democracia e Comunidade realizou o encontro “Mulheres e Política na América Latina”, na cidade de Concón, Chile, dos dias 19 à 22 de março deste ano. Este evento contou com a participação mulheres que exercem liderança política em diferentes países: como Colômbia (Partido Conservador), Venezuela (Primero Justiça), Chile (Partido Democrata Cristiano), Argentina (PRO), México (PAN), Costa Rica (PUSC) e Alemanha (CDU). O Brasil esteve representado pela Engenheira Agrônoma, Claudiana Vieira Soares, diretora de divisão de agricultura da Prefeitura de Iguape/SP, presidente da Comissão Provisória do PSDB Mulher no mesmo município.

O objetivo do encontro foi analisar os desafios e oportunidades para mulheres no cenário político do continente latino-americano, traçar estratégias que garantam o fortalecimento das campanhas eleitorais, através do compartilhamento de experiências e estratégias que apoiem a construção de projetos democráticos, igualitários e interessantes à cidadania.

Entre os temas desenvolvidos, vale destacar a experiência de campanha política da Deputada alemã Ellen Demuth (CDU em Reheinland-Pfailz), a discussão sobre cotas para mulheres, realizada em formato de mesa redonda pelas participantes do encontro, a palestra sobre estratégias de campanha ministrada pelo Dr. em Comunicação Política, Claudio Agurto, e ainda, a conversa sobre desafios para as mulheres na política, realizada com a Senadora no Chile, Carolina Goic, Presidente do Partido Democrata Cristão e pré-candidata à presidência.

De forma geral, de acordo com os depoimentos das participantes dos diferentes países, são similares os problemas que se referem à inserção das mulheres na política na América Latina, principalmente no que se refere à falta de apoio dentro dos partidos e no esforço realizado ao se tentar avançar politicamente e na conquista de respeito, na maioria das vezes dificultado por causas machistas. As mulheres coincidem que são fieis quando se comprometem com a coisa pública e com seus partidos, que o atendimento à cidadania vai além da aspiração por cargos eleitos. Em síntese, buscam a humanização da política, o combate ao populismo, o uso da verdade e a transparência.

Fonte: PSDB-Mulher/SP