Notícias

Câmara aprova projetos em prol das mulheres em sessão presidida por Mariana Carvalho

A deputada Mariana Carvalho (RO), 2ª Secretária da Câmara, presidiu a sessão do plenário no Dia Internacional da Mulher (8 de março), acompanhada por uma Mesa composta apenas por mulheres. Antes, a tucana havia comandado a reunião de líderes partidários que fechou a pauta do dia. Nesta quarta-feira (8), foram aprovados projetos defendidos pela bancada feminina que garantem direitos a mulheres de todo o país.

Uma das medidas aprovadas garante o direito a acompanhamento e orientação à mãe com relação à amamentação. Segundo o Projeto de Lei 3170/15, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, serão obrigados a acompanhar a prática do processo de amamentação, por meio do corpo técnico já existente, e a prestar orientações à mãe quanto à técnica adequada enquanto ela permanecer na unidade hospitalar.

A importância da amamentação também ganhou destaque no Projeto de Lei 3452/15, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A deputada Shéridan (RR) proferiu em plenário o parecer pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e a matéria foi aprovada.

O plenário aprovou ainda o Projeto de Lei 4176/15, que impede o uso de algemas nas presas parturientes. Segundo o texto, será proibido o uso de algemas em mulheres grávidas durante os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto, durante o trabalho de parto e durante o período de puerpério imediato. Os parlamentarem também acataram o Projeto de Lei 4411/15, que inscreve o nome Zuleika Angel Jones no Livro dos Heróis da Pátria. A matéria será enviada ao Senado.

SESSÃO MARCANTE
O líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (SP), destacou a aprovação das matérias defendidas pela bancada feminina e expressou o orgulho em participar de uma sessão que marcou o Dia Internacional da Mulher. “Que seja um marco e o início de um processo com o qual possamos aumentar cada vez mais o número e a participação das mulheres no Parlamento brasileiro”, afirmou.

Por sua vez, Célio Silveira (GO) cumprimentou as parlamentares que ocuparam a Mesa e todas as mulheres de Goiás, estado que representa. O tucano ressaltou a dedicação das mulheres do entorno de Brasília, em cidades como Luziânia, Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental, entre outras. “São bravas mulheres que lutam dia a dia para vencer os grandes desafios da vida. Morando numa região de extrema dificuldade, são exemplos para todas as mulheres brasileiras”, declarou.

Para o deputado Otavio Leite (RJ), é preciso sepultar de uma vez por todas o velho jargão de que as mulheres representam o sexo frágil. Levantamento do IBGE citado pelo tucano mostra em os lares brasileiros chefiados por mulheres passaram de 22% para 40% em duas décadas. “Na hora do aperto, na hora da dificuldade, são as mulheres que ficam à frente”, afirmou. Leite parabenizou ainda as mulheres mães de crianças com deficiência, que dedicam a vida a cuidar dos filhos.

(Elisa Tecles/ Foto:  Zeca Ribeiro/CD)

Fonte: PSDB na Câmara