Notícias

Deputada Shéridan destaca avanços e desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil

Deputada eleita Shéridan de Anchieta

Deputada Shéridan

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a deputada federal Shéridan (PSDB-RR), destaca os avanços e os desafios que precisam ser enfrentados pelas mulheres brasileiras.

A deputada trouxe ao Congresso a experiência de sucesso adquirida durante os seis anos que passou à frente da Secretaria Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento do governo de Roraima, com programas sociais reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente. Dentre eles, as mulheres sempre foram uma de suas prioridades e bandeira de luta na Câmara dos Deputados.

Ao longo desses dois anos de mandato, Shéridan apresentou e relatou vários projetos que visam assegurar e ampliar os direitos das mulheres brasileiras, como por exemplo, o projeto que garante cirurgias reparadoras e direitos trabalhistas às vítimas de escalpelamento em acidentes com motores de embarcações. A deputada também é relatora de projeto de lei que aumenta a pena de lesão corporal decorrente de violência doméstica e que tipifica a violência psicológica contra a mulher. “A violência física não é a única forma de despir a mulher de sua dignidade. A psicológica é tão grave quanto e merece uma resposta legislativa séria,” afirmou.

Merece destaque ainda, o projeto relatado pela deputada que trata da humanização de atendimentos de saúde, que inclui a humanização do parto com a possibilidade do acompanhamento de uma doula. Com o aumento de lares chefiados por mulheres, Shéridan é relatora do projeto que assegura prioridade de