A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), não para de buscar políticas públicas exitosas de outras gestões que possam ser adaptadas à realidade da capital do Agreste pernambucano. Na sexta-feira (17), a tucana esteve em Salvador (BA) para conhecer o programa “Morar Melhor”, projeto do governo de ACM Neto (DEM). Raquel foi recebida pelo secretário de Infraestrutura e Obras Públicas da capital baiana, Almir Melo Jr. À prefeita foram detalhados o atual estágio do programa, os números alcançados e as experiências dos técnicos na execução das atividades.
Após a reunião, que também contou com a participação da diretora de Habitação e Regularização Fundiária, Larissa Moraes, e da coordenadora de Ações Sociais de Habitação e Defesa Civil, Claudia Cavalcanti, Raquel Lyra participou de visitas nos bairros IAPI, Liberdade e Pau da Lima, locais já beneficiados com a requalificação de imóveis.
Para Raquel, intervenções dessa natureza são mais efetivas para melhorar a qualidade de vida do cidadão. “Temos em Caruaru áreas com grande vulnerabilidade que precisam de intervenções eficazes para melhorar as condições habitacionais. Vim a Salvador aprender como é que faz para implantar lá algo semelhante”, afirmou.
Com mais de R$ 50 milhões de recursos próprios investidos desde o início do programa, em outubro de 2015, a prefeitura de Salvador já entregou 12.557 unidades em mais de 45 bairros. A meta é de ampla cobertura nos 160 bairros e três ilhas de Salvador. O objetivo do programa é resgatar a cidadania e autoestima da população contemplada, prestar assistência técnica nas áreas de arquitetura e construção civil, além de oferecer moradia mais digna.
Dentre os serviços previstos no “Morar Melhor” estão a pintura e reboco da fachada, troca de esquadrias, instalações sanitárias, recuperação ou substituição de telhado. O programa é inédito no país e permite que os beneficiados escolham suas prioridades para execução da obra.
* Do PSDB-PE