Os 110 anos do frevo, comemorados nesta quinta-feira (09/02), não passaram no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A deputada Terezinha Nunes (PSDB-PE) fez uso da tribuna para registrar a data e lembrar que a expressão cultural pernambucana é reconhecida mundialmente Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2012.
– O frevo surgiu no final do século XIX e expressa o nascimento da cultura urbana de Pernambuco e a riqueza da musicalidade do nosso Estado. É uma manifestação inequívoca da diversidade cultural do Brasil. Pernambuco não poderia deixar de celebrar este dia, que mostra a força da nossa cultura e de uma expressão cultural que nos envaidece cada vez mais”, destacou a tucana.
Durante as comemorações no Recife, o Paço do Frevo, espaço cultural criado há três anos, recebeu o reconhecimento de Centro de Referência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a presença de autoridades locais e do ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS-PE).
Fonte: PSDB-PE