Notícias

Mulheres são maioria na gestão da tucana Judite Botafogo em Lagoa do Carro

whatsapp-image-2017-01-31-at-12-41-02-pm-300x225Eleita a primeira prefeita negra de Pernambuco, a tucana Judite Botafogo continua quebrando paradigmas ao se reeleger pela segunda vez, em 2016, prefeita do município de Lagoa do Carro, localizado na região da Zona da Mata de Pernambuco.

Além de conseguir se eleger numa chapa “puro sangue” – formada por duas mulheres e tucanas -, Judite promoveu um amplo secretariado formado por mulheres. Normalmente são as secretarias da Mulher as pastas encabeçadas por representantes do gênero. Mas na gestão de Judite, as principais pastas do governo estão todas sob o comando de mulheres.

São os casos de Saúde (Rosinete Maria da Silva), Cultura (Joseane Rocha), Educação (Gerlane Bernardo), Mulher (Ana Régia Cerquinho), Assuntos Municipais (Maria Antônia da Silva) e Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (Dyeniheires Alves de Amorim).

“Quebramos uma série de paradigmas. Primeiro, ao eleger duas mulheres (a vice de Judite, Cristiane Chagas, também do PSDB). Lagoa do Carro tira chapéu para os homens porque eles também ajudaram a nos eleger. A gente sofre discriminação por ser mulher, por ser negra, por ser mãe, por ser dona de casa. Mas nossa luta é pelas mulheres, pela sua alfabetização, pela garantia de alternativas de renda”, informou Judite Botafogo após encontro com a deputada estadual e presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes, nesta terça-feira (31).

Já estão em pleno funcionamento na gestão de Judite Botafogo uma assistência judiciária voltada sobretudo para as mães, uma secretaria da Mulher, criada na primeira gestão da tucana e extinta pelo seu sucessor, e a formação de um núcleo jurídico voltado exclusivamente para o atendimento dos casos de violência contra a mulher.

“Judite é um orgulho para o PSDB, um quadro que se destaca inclusive em nível nacional no nosso partido. Judite é uma guerreira, uma batalhadora, uma prova de que o PSDB tem apostado muito nas mulheres e tem nela uma das maiores expressões do nosso partido. Iniciou seu mandato promovendo uma grande ascensão das mulheres na administração e dá um exemplo às demais gestoras tucanas”, louvou Terezinha Nunes, que terá a defesa das mulheres e das pessoas com deficiência o pilar do seu mandato de deputada estadual.

Fonte: PSDB-PE