Notícias

Por sugestão do ministro Bruno Araújo, vagão só para mulheres está em fase de teste no metrô do Recife

Foto: George Gianni/PSDB
Foto: George Gianni/PSDB

Foto: George Gianni/PSDB

Já se encontra em fase de testes no Recife o “vagão rosa” dedicado exclusivamente ao transporte de mulheres. A ideia partiu do ministro das Cidades, deputado federal licenciado Bruno Araújo (PSDB-PE) que visitou as instalações da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) na capital pernambucana.

Com capacidade para até 200 mulheres, o vagão e fica disponível nos horários das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h30. O transporte cem atender a vários pedidos recebidos pela ouvidoria da CBTU. O “vagão rosa” conta com seguranças nas paradas para impedir a entrada de homens, sendo quatro em cada uma das entradas e um na divisória do vagão misto.

O primeiro teste do vagão só para mulheres foi feito no último dia 16 e deve se manter em experiência por mais 15 dias para avaliação. Mas de acordo com o superintendente do metrô do Recife, Leonardo Villar, a receptividade positiva das usuárias deve manter o vagão por mais tempo e ser, inclusive, estendido ao restante da frota.

Tarifa – Diante do recente reajuste de 14,26% para as passagens de ônibus do Recife, o ministro Bruno Araújo assegurou que o aumento não se estenderá às tarifas do metrô, hoje fixada em R$ 1,60.

Fonte: Assessoria PSDB-PE