Opinião

D. Paulo Evaristo Arns, o Cardeal da Cidadania

02/7/2016- São Paulo- SP, Brasil- Uma missa celebrada neste sábado (2) na Catedral da Sé, região central, marcou hoje os 50 anos de ordenação episcopal do arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Paulo Evaristo Arns. Foto: Luiz Guadagnoli / SECOM (29/9/2015)

dom_paulo_evaristo00029092005-850x557Morreu nesta quarta-feira (14/12), o arcebispo emérito de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns, um dos maiores símbolos da Igreja progressista no Brasil. Chamado de “cardeal da liberdade e da cidadania”, d. Paulo teve participação fundamental no combate à ditadura militar e na pavimentação da democracia no Brasil.

Outro capítulo de sua história é o papel que desempenhou na formação dos dois partidos que nos últimos anos protagonizaram a cena política brasileira: o PSDB e o PT. Entre os tucanos fundadores, d. Paulo tinha proximidade com o ex-governador Franco Montoro e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O arcebispo também celebrou em 2001 uma emocionante missa no Palácio dos Bandeirantes em memória do então governador Mario Covas, com quem também conviveu desde a redemocratização.

Em setembro deste ano, em homenagem aos 95 anos de d. Paulo Evaristo Arns, o Portal ITV publicou uma série especial sobre o cardeal e seus laços com a social-democracia.

Relembre!

Os laços de D. Paulo Evaristo Arns com a social-democracia

Perfil – D. Paulo Evaristo Arns

O Cardeal da Esperança, artigo de Paulo Carvalho