Violência sexual: para brasileiros a culpa ainda é da mulher

Foto: Corbis Images

Brasília (DF) – Os #16DiasDeAtivismo chegaram ao fim em 10 de dezembro, mas as notícias ruins para as mulheres continuam a chegar. Segundo dados preliminares da mais recente pesquisa “Violência Sexual – Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil”, realizada pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, é alto demais o número de brasileiros que ainda concorda com frases que justificam ou reforçam a violência sexual.

A informação está em matéria divulgada hoje pelo blog de Nana Soares, no site online do Jornal O Estado de S. Paulo, e mostra que 67% dos entrevistados acreditam que os estupros acontecem porque os homens não conseguem controlar seus impulsos. Sempre segundo a pesquisa, realizada em julho de 2016, para 42% dos ouvidos, a violência sexual acontece porque a mulher provoca.

Os dados revelados, além de chocantes por seu anacronismo, explicam porque no Brasil uma mulher é estuprada a cada 11 minutos e parecem apontar para a necessidade de adotar políticas sociais de prevenção, aliadas às de acolhimento às vítimas e punição aos violentadores, já existentes.

Clique aqui para ler a matéria.