Pela primeira vez, renda do brasileiro pode cair por quatro anos consecutivos

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

O brasileiro pode ver sua renda média cair pela quarta vez consecutiva em 2017, caso o crescimento do país no próximo ano seja muito baixo. Segundo projeções do Bradesco publicadas nesta segunda-feira (5) pelo jornal Folha de S. Paulo, o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante poderá encolher perto de 0,5%, mesmo com expansão de 0,3% da economia, como reflexo da forte recessão deixada ao país pelos governos do PT. A queda seria de R$ 28.064 do PIB per capita, em 2016, para R$ 27.934, em 2017, descontada a inflação.

O deputado federal Rocha (PSDB-AC) ressalta que a tendência de empobrecimento da população se soma a mais um recorde negativo deixado pelo governo do PT.

“O que nós estamos vivendo é o desgoverno de 13 anos, e agora estamos pagando a conta. Todos os países cresceram, aproveitaram o bom momento que o mundo viveu, mas o Brasil infelizmente ficou para trás. E o trabalhador está sendo chamado a pagar esse ônus.”

Em 2014, quando esse fenômeno passou a ser observado, a economia teve um crescimento modesto de 0,5%, mas isso não compensou o PIB por habitante, que caiu 0,4% por causa da expansão populacional. Desde então, com a crise, a renda média do brasileiro tem encolhido mais de 4% ao ano. Mas apesar das expectativas pouco animadoras, Rocha acredita que as medidas econômicas e, principalmente, de combate à corrupção, podem colocar o Brasil de volta no caminho da prosperidade.

“Eu não acredito no que dizem muitos analistas, que o Brasil vai demorar a se recuperar. Nos últimos tempos, temos visto um combate à corrupção nunca antes visto no país, e isso pode fazer com que o país retome seu ritmo normal [de crescimento] em pouco tempo.”

As projeções apontam ainda que a sensação de crise é mais acentuada para a população por causa do salto rápido do desemprego, que já atinge 11,8% da população.

Clique aqui para ler a íntegra da reportagem da Folha de S. Paulo.