Notícias

Para tucana, aumento da pobreza desmonta tese do PT

mariana-carvalho-foto-alexssandro-loyolaA pobreza no Brasil cresceu 19,3% na comparação entre o ano passado e 2014. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2015) divulgada na sexta-feira (25). De acordo com matéria do jornal O Globo, os rendimentos per capita das famílias também caíram, uma redução de 7,2%, e o desemprego atingiu 9,6% dos brasileiros.

Para a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), os dados desmontam a tese propagada pelo PT, de que as gestões dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff teriam acabado com a pobreza no país. “Isso mostra que eles foram cada vez mais incapazes de pensar na população mais pobre no país, e pensaram apenas neles próprios. Tudo que o PT fez foi para conquistar voto e poder e não pela condição de poder resolver o problema dessa questão da pobreza no Brasil. Se eles tivessem feito, não estaríamos diante de aumentos tão alarmantes que estamos vendo nessas pesquisas”, pontuou a parlamentar.

Segundo a tucana, que é suplente da Comissão de Seguridade Social e Família na Câmara, os governos do PT usavam a erradicação da pobreza como discurso populista para conquistar o eleitorado e se perpetuar no poder. “Em seus discursos diziam que a população teriam condições de estudar, ter seu carro e sua casa própria, mas na verdade muitos dados foram fantasiados. Um exemplo disso é o Fies, no qual eles abriram oportunidades para os estudantes entraram nas universidades e, de repente, o próprio financiamento estudantil foi cortado pela metade, ficaram sem pagar as instituições, cortaram o acesso às pessoas que não teriam condições de poder pagar. Isso tudo é resultado de um governo que pensou só no partido e não no país”, criticou.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.