16-diasNotícias

#16DiasDeAtivismo: Mulheres marcham contra o feminicídio, hoje, em São Paulo

Foto: Corbis Images

Brasília (DF) – No dia em que 160 países dão início à Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, data que marca também o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta Contra a Violência às Mulheres, movimentos feministas convocam a população para participar da manifestação “Nem Uma a Menos! Basta de Violência Contra as Mulheres”, marcada para as 14h, na Praça do Patriarca, próximo ao edifício da Prefeitura de São Paulo, no centro da capital.

A marcha é parte da Campanha 16 Dias de Ativismo, criada em 1991 mundialmente com início em 25 de novembro e término em 10 de dezembro. No Brasil os 16 Dias de Ativismo começam no dia 20 de novembro, junto com o Dia da Consciência Negra, desde que o país o instituiu, em 2003. O PSDB Mulher Nacional neste ano focou na data mundial, não na nacional

5º país que mais mata

O Brasil não é um bom lugar para nascer menina.  Somos o 5ª país que mais mata mulheres em um ranking de 83 nações, segundo o último Mapa da Violência Contra a Mulher, realizado em 2015 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estamos falando de um índice de 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres, evidenciando que os indicadores locais excedem, em muito, os encontrados na maior parte dos países do mundo.

A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no país e uma em cada três já sofreu violência doméstica.

A importância da adesão à campanha é evidente e o PSDB Mulher Nacional sempre teve no combate à violência contra a mulher uma de suas principais bandeiras.

Clique aqui para ler detalhes da marcha “Nem Uma a Menos! Basta de Violência Contra as Mulheres”.