De acordo com a proposta, cota seria inicialmente de 10%, com aumento gradativo em três legislaturas
A Comissão Especial sobre a Participação Feminina no Legislativo (PEC 134/15) reúne-se na próxima terça-feira (8) para apresentação, discussão e votação do parecer da relatora, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), à matéria.
“O Brasil atualmente se encontra em 117° lugar no ranking da ONU que elenca os países de acordo com a participação feminina no Parlamento”, destaca a relatora.
Percentual mínimo
A proposta reserva percentual mínimo de representação para cada gênero – homens ou mulheres – no Poder Legislativo, que será acrescentada ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e garantirá vagas na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais, nas três legislaturas subsequentes à promulgação da emenda.
Apresentada pela Comissão da Reforma Política do Senado, a PEC estabelece que a cota mínima aumentará de forma gradativa. O percentual será de 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda e 16% na terceira legislatura.
A audiência está marcada para as 16h30, em local a definir.
Tramitação
Se aprovada na comissão especial, a PEC segue para o Plenário da Câmara, onde precisa ser votada em dois turnos.
ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PEC-134/2015
Da Redação/RN
*Do site da Agência Câmara