Notícias

MPF acusa Palocci de atuar de forma ilícita em favor da Odebrecht em estaleiros do pré-sal

ex-ministro-da-fazenda-antonio-palocci-foto-antonio-cruzabrO Ministério Público Federal acusa o ex-ministro Antonio Palocci de ter atuado de forma ilícita em benefício do Grupo Odebrecht para que a empresa participasse de obras de estaleiros da Petrobras, em 2011. De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo desta quinta-feira (3), os estaleiros atuavam na construção de plataformas e navios-sonda para exploração de petróleo dos campos do pré-sal – cujo negócio de mais de US$ 21 bilhões envolveu a criação da empresa Sete Brasil. A denúncia contra o petista será analisada, nesta semana, pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba.

Segundo o jornal, o senador cassado Delcídio Amaral (ex-PT e agora sem partido-MS) acusou Palocci de ter atuado na “engenharia financeira” da Sete Brasil e na “consolidação dos grupos empresariais” que foram contratados. Responsável pela contratação de estaleiros para fornecimentos de 28 plataformas e sondas para a Petrobras, a empresa é uma sociedade da estatal petrolífera com os bancos BTG Pactual, Bradesco e Santander, alem dos fundos de pensão Petros, Previ e Vale do Rio Doce.

O ex-ministro dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff está preso desde 26 de setembro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é apontado como “ponte” entre a Odebrecht e o governo Dilma.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.