Notícias

Temos a oportunidade de fazer uma gestão do PSDB que dialoga com o Nordeste, diz Raquel Lyra

whatsapp-image-2016-11-01-at-12-48-58A prefeita eleita de Caruaru pelo PSDB, Raquel Lyra, cumpriu uma extensa agenda de entrevista nesta terça-feira (1º) e falou sobre vários temas sobre a baixa representatividade das mulheres na políticas, os assuntos que pautaram sua campanha, alguns dos projetos que pretende para a cidade, como a criação de 8 mil vagas em creches e a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Agreste, entre outros. Acompanhe abaixo íntegra da entrevista concedida ao Resenha Política do Jornal do Commercio.

O PSDB precisa ser um partido que dialoga com o Nordeste

As pessoas estão preocupadas de como a vida delas pode melhorar e fomos para o debate muito forte com a cidade. Foi esse debate que a gente travou, um debate sobre união para fazer diferente uma gestão democrática e participativa. As pessoas não estão discutindo partidos políticos, as pessoas querem melhorar suas vidas. Eu não me enxergo na briga do PSDB com o PT. A gente tem de viver um outro momento no Brasil, como já vivemos. Falando para o PSDB, a gente tem de ser um partido que dialoga com o Nordeste e temos uma grande oportunidade de fazer uma gestão do PSDB que dialoga com o Nordeste, com o agreste pernambucano que tem toda uma diversidade que vai do semi-árido nordestino, ali representado. Claro que temos exemplo de gestores no PSDB, cujas gestões estão mudando a vida das pessoas. O PSDB vai administrar 23 milhões de brasileiros e eu quero poder ser um grande exemplo, gerindo a prefeitura junto com o povo de Caruaru, de transformação da vida dessas pessoas para melhor. Gerando inclusão social numa cidade nordestina onde a gente precisa investir fortemente em educação, em geração de emprego e renda, de promover acesso à dignidade e cidadania através de habitação, saneamento básico. A gente tem a chance de mostrar que, nos próximos anos, uma gestão do PSDB fez tudo isso.

É cedo para falar em 2018

Não posso desconsiderar a importância de Caruaru no cenário de 2018. Não se faz uma leitura de Pernambuco sem enxergar Caruaru. Mas confesso que acho cedo para falar de 2018. O partida está aqui numa posição de independência e queremos fazer de Caruaru o exemplo de uma ampla aliança em favor da nossa gente. As pessoas que estiveram com a gente durante a campanha vão nos ajudar a modificar a vida das pessoas. A gente fez uma ampla aliança partidária e as pessoas estiveram nela para se comprometer com a nossa cidade. Armando Monteiro, Bruno Araújo, Elias Gomes, Betinho Gomes, Daniel Coelho, Priscila Krause, os prefeitos da região estiveram lá para dizer que Caruaru precisa liderar o processo de discussão administrativa também do ponto de vista regional.

Baixa representatividade das mulheres

Foi baixíssima a representatividade femininas nessas eleições. Há estudos que mostram que se a gente seguir nesse compasso, será preciso 185 anos para a gente conseguir igualdade. Infelizmente eu tenho sido procurada pelo Brasil inteiro para falar sobre a baixa participação das mulheres na política. É baixa no Parlamento, somos menos de 10%, dos 45 parlamentares somos 5 mulheres, e hoje a gente está vibrando por ter 12% de mulheres eleitas prefeitas em Pernambuco. Dos 185 municípios, eu sou a 26ª. A baixa representatividade de mulheres é explicada por vários fatores. Desde a impossibilidade de participar de partidos que, na sua grande maioria, são geridos por homens, e a distribuição de recursos e definição são deles, e pela incapacidade das mulheres de sair de casa e ultrapassar os diversos obstáculos que existem para que ela possa entrar na vida política. Isso dialoga com as políticas sociais que precisam chegar na vida da mulher.

37fe10bf-48ff-4b0f-9adf-38f37a316478Caruaru mostrou avanço na eleição de uma mulher?

Não tenho dúvida disso. Abrir um debate sobre creche por exemplo, sobre qualificação profissional, a maioria das mulheres, que são chefe de famílias, em mais de 50% dos lares de Caruaru, elas têm baixa escolaridade, estão subempregadas, e são usuárias do Bolsa Família. Então abrir esse debate direto com as mulheres me permitiu ser prefeita de Caruaru. Eu vou fortalecer a secretaria de Mulher, Direitos Humanos e Políticas Públicas que já existe. Eu já faço trabalho com mulher mediante emenda parlamentar. Nós fazemos um trabalho de empoderamento da mulher e qualificação profissional. Hoje, na Zona Rural de Caruaru, eu tenho 5 polos que oferecem qualificação para corte e costura, em parceria com a secretaria de Mulher do governo do Estado. Um desses polos fica no Monte Bom Jesus onde existem 6 mil famílias e estamos trabalhando gastronomia que foi uma escolha delas.

Creches na gestão

Esse foi um tema debatido muito na campanha e, muitas vezes, até ficou como sendo motivo de brincadeira a gente falar sobre isso. Mas nós colocamos o tema no centro do debate em Caruaru. Hoje no Bom Dia Brasil se falava da deficiência de creches em São Paulo, são necessárias mais de 100 mil vagas e tudo sendo judicializado. É o Ministério Público e o Judiciário exigindo que os prefeitos criem vagas em creches. Em Caruaru está assim e nós vamos construir as 8 mil vagas prometidas. Elas custam R$ 64 milhões se forem criadas no modelo do Pró-Infância que um programa do governo federal para construção de creches. Há três tipos nesse modelo e o que oferece mais vagas é o que tem 240 alunos, dia inteiro na escola. É necessária a construção de 54 creches e ao final da implementação das 8 mil vagas, tudo sairá ao custo de R$ 50 milhões por ano.

Caruaru quer crescer junto com os municípios vizinhos

Nós somos o 2º maior polo de confecções do país e Caruaru é líder da região. Eu quero criar um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Agreste e tenho que dialogue não apenas sobre economia, emprego, e geração de renda, como sobre resíduos sólidos, saneamento, transporte, segurança. Essa vocação natural de liderança regional que tem Caruaru tem de ser exercida de fato e de direito, inclusive em consórcios para a realização de compras públicas para nos ajudar e ajudar os outros municípios. Baratear custos, fazer planejamento regional. A gente não vai conseguir resolver problemas como a saúde sozinhos. Se os municípios vizinhos não andarem bem, as pessoas migram para Caruaru. Então a gente precisa fazer uma rede de serviços, vamos ter de dialogar com os outros municípios para fazer com que as outras cidades cresçam juntas com a gente.

*Do Assessoria do site do PSDB-PE