#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

Cresce número de prefeitas em Pernambuco em relação a 2012

Judite Botafogo foi eleita prefeita de Lagoa do Carro no 1º turno

Judite Botafogo foi eleita no primeiro turno

Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco indicam que o Estado conseguiu eleger mais mulheres prefeitas este ano do que nas eleições de 2012. Foram 25 eleitas, 8 a mais que na eleição passada.

Esse quadro pode ser acrescido com a eleição da candidata do PSDB à prefeitura de Caruaru, Raquel Lyra, que disputa o segundo turno com forte crescimento nessa reta final da campanha, aparecendo em empate técnico com seu adversário de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24). O PSDB elegeu, em primeiro turno, a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo.

Os dados são destaque em reportagem publicada no Jornal do Commercio deste domingo (23). Em entrevista ao JC, Raquel Lyra observou que, embora as mulheres estejam mais participativas, à frente de associações e conselhos por exemplo, a política ainda é um espaço dominado pelos homens. “As estruturas partidárias não favorecem a participação da mulher, mas os paradigmas estão sendo quebrados. Quando cuidamos bem da mulher, cuidamos bem das famílias e de toda a população”, argumentou.

Pesquisa consolida derrota do PT –

Novo levantamento sobre a sucessão do Recife, divulgado neste domingo pelo Jornal do Commercio, consolida a derrota do único candidato do PT nessas eleições do segundo turno. O prefeito da capital pernambucana, Geraldo Júlio (PSB), que conta com o apoio do PSDB, ampliou sua vantagem e confirma favoritismo com 61% das intenções de voto contra 39% do petista João Paulo.

Os dados são da pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), cujo nível de confiança é de é de 95% e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. Os pesquisadores foram às ruas nos dias 20 e 21 deste mês. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-07679/2016. Foram entrevistados 816 eleitores.

*Do site PSDB-PE