Terezinha Nunes defende que partidos invistam seriamente na eleição de mulheres

whatsapp-image-2016072415As mulheres são maioria no eleitorado brasileiro, mas minoria nas urnas. As eleições municipais deste ano revelaram que apesar de tantas conquistas em postos importantes da sociedade, na política as mulheres ainda têm uma longa estrada a percorrer.

Reportagem publicada pelo portal G1 após o primeiro turno das eleições deste ano revela que uma em cada 4 cidades do país não terá nenhuma mulher na Câmara Municipal. Cerca de 1.291 municípios elegeram apenas homens vereadores (o que representa pouco mais de 23% do total).

Outros 1.963 municípios contarão com apenas uma mulher nas câmaras de vereadores (ou seja, mais de 1/3 do total) e somente 885 terão mais de duas representantes, de acordo com o levantamento feito com base em dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, Terezinha Nunes, que disputou este ano uma vaga à Câmara de Vereadores do Recife, esse cenário só mudará quando os partidos enfrentarem com mais determinação o preenchimento da cota de 30% exigida pela justiça eleitoral. Por ora, essa determinação, na avaliação da tucana, não passa de “falácia” pela falta de apoio necessário à eleição de mulheres.

“As mulheres, em quase sua totalidade, são convencidas a apenas compor o número exigido, mas não recebem apoio para levar a campanha à frente. O fundo partidário deveria ser destinado em igual percentagem, só assim as coisas começarão a mudar. No momento, percentagens ínfimas ficam para as candidaturas femininas. Pouca gente se arrisca a enfrentar uma campanha sozinha. O quadro permanecerá negro por muito tempo ainda”, lamentou.