#MaisMulherNaPoliticaNotícias

Uma enorme barreira trava a entrada das mulheres dentro dos partidos políticos

Irae-Lucena-retangular-corretoO resultado das eleições para vereador em 2016, divulgado pelo TSE, repercutiu mal dentro do PSDB Mulher, que vem trabalhando duramente para preparar cada vez melhor e maior número de candidatas.

Segundo os dados; apesar de as mulheres representarem 51% da população do Brasil, não haverá vereadoras em 23% das cidades do país a partir de janeiro de 2017.

O quadro é grave, o Estado de São Paulo, por exemplo, conta com 30 cidades que não elegem nenhuma vereadora desde 2008, segundo a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP).

Para a presidente do PSDB Mulher da Paraíba, Iraê Lucena, os dois anos investidos pelo segmento em cursos e seminários de capacitação e formação de lideranças ajudam muito, mas não são suficientes para resolver o problema. É preciso atuar dentro dos partidos para romper os obstáculos que existem dentro deles.

PSDB Mulher – Acabado o primeiro turno das eleições de 2016, o TSE divulgou que uma em cada quatro cidades brasileiras não terá uma mulher sequer em sua Câmara Municipal. Em sua opinião, o que faltou fazer para conseguir um resultado mais justo?

IRAÊ/PB: Os partidos políticos investirem mais em candidaturas femininas e não só cumprirem apenas a cota mínima de 30% como estabelece a lei. Infelizmente, ainda hoje, existe uma enorme barreira para a entrada das mulheres dentro dos partidos políticos por conta do poder das lideranças partidárias, que são majoritariamente masculinas, limitando, assim, e muito o acesso ou a participação de candidaturas de mulheres.

Defendo que se faça urgentemente mudanças na legislação e uma Reforma Política ampla que possa aumentar a participação efetiva das mulheres. Pode ser que o caminho seja a PEC 134/2015 que tramita na Câmara dos Deputados que assegura a cada gênero – masculino e feminino – percentuais mínimos de representação nas três próximas legislaturas: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda e 16% na terceira.

PSDB Mulher – Em contrapartida, não há um único município brasileiro com um legislativo exclusivamente feminino e em apenas 23 cidades as mulheres serão maioria no ano que vem. Como foram os resultados em sua cidade?

IRAÊ/PB: Segundo levantamento feito com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, 40 cidades da Paraíba só elegeram prefeitos, vice e vereadores apenas do sexo masculino e em outros seis municípios, as prefeitas eleitas vão enfrentar Câmara Municipais compostas na totalidade por homens.

Dos 2.203 vereadores eleitos na Paraíba no pleito deste ano, apenas 304 são mulheres, o que representa só 14% do total. Já os homens somam a maioria de 86% com 1.899 eleitos nos 223 municípios do estado.

O PSB foi o partido que elegeu mais vereadoras somando 50 no total. Em seguida aparece o PMDB, com 43, o PSDB com 35 vereadoras vitoriosas nas urnas e o PSD com 34. As demais vereadoras foram eleitas por outros partidos.

PSDB Mulher – Quais foram os principais obstáculos que teve que enfrentar em seu município, ao ingressar na vida pública?
IRAÊ/PB: Quando fui candidata a deputada estadual no estado da Paraíba pela primeira vez, no ano de 1998, os principais obstáculos foram: falta de recursos, concorrentes fortes que tinham mandatos de muitos anos, pouco espaço no horário eleitoral e, por incrível que pareça, os meus maiores adversários eram os candidatos do meu próprio partido político.