Opinião

Pesquisa indica derrota do PT no Recife, única capital onde partido disputa 2º turno

forapt FOTO ITVPesquisa Ibope/TV Globo, divulgada nesta terça-feira (18) pelo jornal Folha de Pernambuco indica derrota do Partido dos Trabalhadores no Recife, a única capital onde o partido disputa o segundo turno das eleições municipais deste ano. De acordo com a consulta, 54% dos recifenses têm intenção de votar no candidato do PSB, o atual prefeito Geraldo Júlio.

O petista João Paulo – que já governou a capital pernambucana por dois mandatos – aparece com 33%. Votos brancos e nulos somam 11%. Não sabem ou não responderam à pesquisa chegam a 2% a 12 dias da eleição.

Além da iminente derrota nas urnas do segundo turno, o PT já se revelou o maior derrotado na primeira fase das eleições municipais. A legenda é apenas a décima em quantidade de prefeituras: conquistou 256 cidades contra 630 há quatro anos. Isso significa que o PT foi apeado do poder em 374 cidades.

O presidente do PSDB do Recife, em exercício, Durval Lins, acredita que os desastrosos governos petistas, cujo modelo se fundamenta no “fisiologismo e na irresponsabilidade fiscal” explica muito do fraco desempenho da sigla nas eleições deste ano.

“A população cansou do PT. Em 2014, por exemplo, o partido não elegeu um único deputado federal por Pernambuco. O modelo petista conduziu o país à recessão e ao desemprego, atingindo em cheio o poder aquisitivo das pessoas que se viram alijadas das supostas conquistas sociais das últimas décadas”, avaliou Lins.

O socialista Geraldo Júlio conta com o apoio do PSDB. O presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, que contou com o apoio do PSB no segundo turno das eleições presidenciais de 2014, manifestou a posição em seu perfil numa rede social. O PSDB de Pernambuco também se manifestou favorável à reeleição do atual prefeito em nota divulgada logo após a disputa em 1º turno.

O levantamento Ibope está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Estado sob o protocolo 06272/2016. Foram ouvidos 1.001 eleitores entre os dias 14 e 16 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa de 95%.

* Do portal do PSDB-PE