Sem categoria

Jaboatão enfrenta crise preservando a educação e premia professores por desempenho

6882580080008006000000Apesar da crise que atinge fortemente as prefeituras do país, o município de Jaboatão dos Guararapes, cidade da região metropolitana do Recife governada pelo prefeito Elias Gomes (PSDB), preserva uma das principais áreas sociais do governo, a de educação. Neste sábado (15), Dia do Professor, a gestão tucana contemplará os educadores das escolas que atingiram o Índice de Desenvolvimento Educacional do Jaboatão dos Guararapes (Idejab) com um bônus por desempenho educacional. O benefício será pago a todos os professores da rede até o final de outubro.

O índice municipal de desempenho é calculado a partir dos resultados de 2015 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idb), fixado pelo Ministério da Educação, relacionados com as metas projetadas pela gestão municipal. Mais de 1.400 profissionais serão beneficiados com o benefício.

Jaboatão dos Guararapes investe hoje cerca de R$ 2,5 milhões por ano em formação continuada. Escolas foram construídas e prédios reformados para proporcionar melhores condições de trabalho, além da distribuição gratuita de notebooks aos professores para auxiliar na prática pedagógica. Nos últimos oito anos, o município empossou cerca de mil professores na rede de ensino com a realização de dois concursos públicos.

“Não tenho dúvidas que conquistamos, por duas vezes consecutivas, o primeiro lugar do Ideb na Região Metropolitana do Recife devido ao compromisso e dedicação dos nossos professores. Avançamos e saímos da colocação de 10º lugar, em 2008, para 1º lugar. Alunos foram aprovados em escolas técnicas e as crianças estão sendo alfabetizadas com 7 anos”, destacou o secretário Executivo da Educação, Francisco Amorim.

*Do PSDB-PE