Notícias

Eleições 2016: PSDB tem o maior número de candidatos na liderança isolada das grandes cidades

Bandeiras-1-300x200Brasília (DF) – O PSDB é o partido com o maior número de candidatos na liderança isolada pelas prefeituras de grandes cidades. São 16 tucanos na primeira posição. Levantamento feito pelo jornalista Fernando Rodrigues analisou o desempenho dos candidatos nas 93 cidades mais importantes do país: as 26 capitais e outros 67 municípios do interior com mais de 200 mil eleitores. Em segundo lugar vem o PMDB, com treze candidatos liderando as pesquisas.

As 93 cidades analisadas abrigam 54,5 milhões de eleitores, o equivalente a 38% do total do país. Atualmente, o PSDB tem 19 prefeitos nessas cidades. Nas eleições do próximo dia 02 de outubro, o número pode ser ampliado. O partido tem 22 candidaturas consideradas competitivas, ou seja, quando os candidatos estão na primeira colocação nas pesquisas de intenção de voto, sendo que 16 delas mantêm a liderança isolada.

Já o Partido dos Trabalhadores está prestes a ter o seu pior desempenho em duas décadas. Abalado pelos sucessivos escândalos de corrupção envolvendo seus líderes, pelos erros na condução da economia e pelo processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o PT pode passar dos atuais 13 prefeitos nas grandes cidades para menos da metade disso. Nas 93 cidades analisadas, a sigla tem cinco candidatos considerados competitivos, sendo que apenas um está na liderança isolada: o petista Marcus Alexandre, que tenta a reeleição em Rio Branco (AC).

O levantamento revela ainda que, nas grandes cidades, dos 48 prefeitos que disputam a reeleição, 36 aparecem em primeiro lugar. A maioria é do PSDB, que tem sete prefeitos favoritos à reeleição, seguido pelo PMDB, com seis prefeitos.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), destacou que o partido deverá ser o que mais crescerá nas eleições deste ano, em todas as cidades do Brasil.

“Nas cidades acima de 100 mil eleitores, o PSDB teve um crescimento de candidaturas em torno de 30% em relação às últimas eleições municipais, enquanto o PT, por exemplo, teve um decréscimo de quase 50% nas suas candidaturas. Isso acho que já é um sinal do resultado que nos espera. Nos grandes centros, o PSDB vai, a meu ver, muito bem, a começar por São Paulo. Vai muito bem também em Belo Horizonte”, afirmou, em entrevista nesta terça-feira (27).

Além da qualidade das candidaturas do PSDB em todo o país, o tucano ressaltou a importância do crescimento do candidato do PSDB no Rio de Janeiro, Carlos Osório, nas últimas pesquisas de intenção de voto.

“Não deixem de prestar atenção nesses últimos dias ao candidato do PSDB no Rio de Janeiro, que vem crescendo e já está em empate técnico com o segundo colocado. É um candidato altamente qualificado, Carlos Osorio. Assim como os aliados nossos em várias capitais do Brasil vão bem, e vão disputar o segundo turno das eleições. O PSDB será o partido que mais crescerá nessas eleições porque tem como candidatos nomes qualificados para administrar nossas cidades”, completou Aécio.

tabela eleições 2016 Drive