#MaisMulherNaPoliticaOpiniãoPolítica

“Paraíba pequenina cresce com candidatura de tucanas aguerridas!”, por Iraê Lucena

Irae-Lucena-retangular-correto As eleições municipais de 2016 no Brasil ainda apontam um grande diferencial entre as candidaturas femininas e masculinas. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral temos hoje um total de 496.860 candidaturas dentre prefeitos (as), vice-prefeitos (as) e vereadores (as). Desse total, 158.442 são de candidaturas femininas (32%) e 338.428 masculinas (68%).

Quando falamos em partido, o PSDB apresentou 11.274 (31,54%) candidaturas do sexo feminino e 24.472 (68,46%) do sexo masculino, perfazendo um total de 35.746 candidaturas dentre prefeitos (as), vice-prefeitos (as) e vereadores (as) em todo o Brasil.

Na Paraíba apresentamos um total de 11.995 candidaturas, assim distribuídas: Masculinas 8.191 (68,29%) e femininas 3.804 (31,71%) e, dentro desse universo, o PSDB apresentou um total de 1.053 candidaturas registradas no Tribunal Regional Eleitoral, sendo: 326 (30,96%) candidaturas femininas e 727 (69,04%) candidaturas masculinas.

Hoje, temos 326 candidaturas femininas do PSDB na nossa pequenina Paraíba, mas que cresce com as candidaturas de Tucanas Aguerridas, Guerreiras e Destemidas e que não fogem à luta, assim distribuídas: 8 candidatas a prefeitas, 11 a vice-prefeitas e 307 a vereadoras.

Desejo, como presidente do PSDB Mulher da Paraíba, aplaudir essas bravas candidaturas tucanas acreditando que se hoje, temos Larissa, Carmelita, Lorena, Mônica, Lúcia, Terezinha, Inara e Jailma, só para citar as nossas candidatas a prefeitas, nas próximas eleições teremos muito mais Mulheres disputando, na certeza, de que só teremos igualdade de gênero com mais Mulheres na Política!

*IRAÊ LUCENA – Presidente do PSDB Mulher/PB e membro da Executiva Nacional do PSDB Mulher