Notícias

Brasil começa a recuperar economia e prévia da inflação atinge menor patamar desde 2009

Inflacao Foto Marcelo Camargo - ABrA prévia da inflação oficial para setembro é a menor desde o ano de 2009. O Índice de Preços ao Consumidor – Amplo 15 (IPCA) passou de 0,45% em agosto para 0,23% no mês seguinte. Os setores de alimentos e bebidas apresentaram as maiores quedas nos preços, contribuindo assim para a aliviar a alta da taxa.

Além dos alimentos, outros dois grupos de produtos e serviços apresentaram desaceleração na inflação em relação ao mês de agosto: o setor de transporte, com retração de 0,1%, e a comunicação, com recuo de 0,01%. A queda de 2,31% no preço das passagens aéreas e de 0,75% no da gasolina também contribuíram para o resultado no setor de transportes.

Para o deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL), a economia brasileira começa a dar sinais de recuperação por causa da credibilidade do novo governo.

“Em tão pouco tempo nós já vemos uma redução da inflação. Os indicadores econômicos para o ano de 2017, pelo meu ver, já apontam para uma melhora. Isso é, sem dúvida nenhuma, fruto da credibilidade do atual governo. Das propostas iniciais que eles têm enviado.”

Na avaliação do deputado Pedro Vilela, a permanência de Dilma Rousseff como presidente do Brasil poderia resultar em um agravamento ainda maior da recessão econômica no país.

“Estaria bem pior, sem dúvidas. A [ex] presidente Dilma não reunia mais qualquer condição  de tocar o governo federal, muito menos de conduzir a economia. A gravidade do momento que o Brasil se colocou é em grande parte fruto de opções, decisões, escolhas erradas da ex-presidente Dilma. Ela é a principal responsável por ter colocado o Brasil na pior recessão econômica da sua história.”