Notícias

Tucanos repudiam ‘cultura do machismo’ frente ao estupro revelada em pesquisa Datafolha

Daniel Coelho, candidato do PSDB a prefeito do Recife, e Terezinha Nunes, presidente do PSDB Mulher-PE

Daniel Coelho, candidato do PSDB a prefeito do Recife, e Terezinha Nunes, presidente do PSDB Mulher-PE

Pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) ao instituto Datafolha revela que o medo do estupro atinge 85% das mulheres brasileiras, sendo maior no Nordeste com 90%. Não bastasse ser um dado preocupante, o mais assustador é que um terço da população acredita que a culpa nesse tipo de crime é da vítima.

A pesquisa mostra que 42% dos homens acreditam que “as mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”. Essa visão é fortemente compartilhada com as próprias mulheres: 32% pensam dessa forma. Para 30% da população, “a mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”. A crença de que a culpa é da vítima é maior entre a população mais velha, com baixa escolaridade e em municípios menores.

Para a presidente do PSDB Mulher Pernambuco, Terezinha Nunes, tratam-se de dados “estarrecedores” que reforçam o quanto a cultura do machismo ainda está arraigada na sociedade.

“Apesar dos vários avanços, é estarrecedor constatar a cada dia o quanto o machismo ainda está arraigado na população brasileira. É triste ver que uma parcela dos brasileiros culpa a mulher pelos estupros. Algo inimaginável. As muheres vão precisar se unir e contar com o apoio dos homens sérios e responsáveis. Sozinhas, dificilmente vencerão essas barreiras”, avalia a tucana.

O candidato do PSDB à prefeitura do Recife, Daniel Coelho, defende que alguns aspectos culturais, como a do machismo, precisam ser combatidos. O tucano entende que casos de violência precisam ser cobrados do Estado, pela sua omissão, “nunca da vítima”.

“Ainda existir um alto índice da população que acha que a mulher tem culpa no estupro é algo inadmissível e precisa ser combatido. A gente não pode criar uma sociedade que aceite que a culpa é da vítima numa situação de violência. Esse é um debate cultural que também cabe ao prefeito enfrentar. A gente não tem que culpar a vítima, mas considerar que o Estado tem de cumprir seu papel de dar proteção ao cidadão. A culpa é do criminoso e do Estado pela sua omissão, nunca da vítima”, frisou.

A pesquisa realizada pelo Datafolha ouviu 3.625 pessoas em 217 municípios em todo país, entre os dias 1° a 5 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados são divulgados num momento em que as mulheres do Recife e demais cidades do Estado vivem assustadas com os frequentes casos de estupro. Do início do ano até o mês de agosto, a secretaria de Defesa Social do Estado registrou 965 ocorrências, o que dá uma média de 4 por dia.