Notícias

PSDB é o partido com maior apoio nas eleições municipais, revela levantamento

bandeiras-psdb-780x340Um levantamento feito pelo jornal Valor Econômico comprovou, mais uma vez, a força do PSDB. De acordo com a pesquisa, o partido é a legenda que mais recebe, para as eleições de 2016, apoio partidário nos 92 municípios com mais de 200 mil eleitores. No total, os 56 candidatos tucanos às prefeituras dessas cidades contam com 189 apoios. O número é quase o triplo do suporte ao PT, que com os mesmos 56 concorrentes, conta com apenas 69 apoios partidários.

Para o secretário-geral do PSDB, deputado federal Silvio Torres (SP), os expressivos números são um reflexo da preparação feita pelo partido para o pleito de outubro, especialmente nas cidades que possuem 100 mil eleitores ou mais. Para o tucano, o fato de o PSDB ser um partido com chances maiores de vitória, inclusive nas eleições presidenciais de 2018, faz com que mais siglas partidárias queiram se tornar aliadas do PSDB em coligações nas eleições municipais.

“Eu atribuo [a força do partido] a isso: à estruturação, para se preparar para as eleições municipais, e ao fato de, politicamente, apesar do todo o desgaste da classe política, os outros partidos, aqueles que são atores, protagonistas das eleições, preferem se juntar a quem tem uma expectativa próxima de poder”, avaliou o parlamentar.

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) acredita que ainda mais importante do que a expressiva quantidade de aliados do PSDB nas eleições de outubro é a qualidade desses apoiadores. “É extremamente importante [o alto número de apoios partidários], mas mais do que coligação forte, ela tem que ser coligação com qualidade. E o PSDB hoje procura estar aliado aqueles que também querem uma mudança no Brasil”, ressaltou o presidente do PSDB-MG, que também destacou a necessidade de um novo tipo de gestão pública no Brasil.

“O PSDB está vigoroso, trabalhando para ganhar as eleições na maior parte das cidades mineiras, na maior parte das cidades do Brasil, e eu acho que é o momento da mudança. O Brasil acorda de um pesadelo que nós vivemos, infelizmente, patrocinado pelas mentiras do PT, e agora acho que a gente tem que buscar uma política da responsabilidade, da seriedade, e o PSDB tem uma história positiva, e tem buscado representar para a população essa esperança de mudança. Eu acredito, sinceramente, que o PSDB tem uma missão pela frente”, argumentou Sávio.

Isolamento petista

Com 69 apoios partidários nas 92 cidades com mais de 200 mil eleitores, o PT é apenas o quarto colocado no ranking elaborado pelo Valor Econômico. Além do PSDB, PMDB, com 123 apoios, e PSB, com 97, estão à frente dos petistas em número de coligados. Para o deputado federal Rocha, presidente do PSDB-AC, as más gestões do partido tanto em nível nacional quanto estadual e municipal deixaram uma “marca” no PT que não só gera rejeição dos eleitores, como também afasta possíveis aliados.

“Hoje, o eleitor, mais do que ações populistas ou qualquer outro tipo de coisa, ele quer na gestão pública pessoas que tenham compromisso com o desenvolvimento sustentável do país, do estado, do município”, salientou o deputado. “O PT, em todos os governos que esteve à frente, que conduziu, ele não conseguiu bons resultados. E isso é uma marca do partido. Essa questão da incompetência, do desgoverno, da corrupção, da mentira, são marcas que o PT dificilmente vai se livrar”, acrescentou o tucano.

Clique aqui para ler a matéria do Valor Econômico.